Uma noite para conhecer culturas diferentes

Texto Ícaro Colella*

O intercâmbio é uma oportunidade única de aprendizado, crescimento pessoal e lazer. É a fase mais propícia da vida do estudante para conhecer pessoas e culturas diferentes. A Assessoria de Relações Internacionais (Arni) da Unochapecó, se preocupa em proporcionar o engajamento dos acadêmicos de outros países que chegam na Universidade, e realizou na última quinta-feira (16/05), no Jardim das Artes, uma noite cultural. O evento contou com uma programação especial para criar um ambiente descontraído e estimular a integração entre os intercambistas e os estudantes e docentes da Uno.

A Arni, em parceria com o curso de Gastronomia, trouxe para a atividade pratos típicos dos países dos intercambistas. Durante a ocasião, também, o Grupo de Dança Essência da Unochapecó realizou uma apresentação com músicas da Colômbia e da Itália. Atualmente a Universidade tem quatro intercambistas colombianos, uma intercambista italiana e um professor Canadense visitante. No evento todos estavam presentes, além de duas intercambistas da Aiesec, uma da Alemanha e outra do Canadá.

A comunidade acadêmica pôde experimentar pratos típicos da Colômbia e da Itália

Segundo analista da Arni, Liana dos Santos, o evento proporcionou aos estudantes um momento cultural e de crescimento. "Essa troca permite conhecer um pouco mais do país deles, o que torna a experiência ainda mais rica. Foi uma forma da comunidade dizer, estamos felizes em ter vocês aqui na Unochapecó''. O evento também teve o intuito de divulgar, para estudantes que têm interesse em fazer intercâmbio, o trabalho que a Assessoria desenvolve na Universidade. ''É importante que os acadêmicos saibam que a Uno tem um setor que facilita e dá oportunidade de fazer intercâmbio em vários países'', ressalta Liana.

Para os estudantes estrangeiros, a programação foi mantida em surpresa e todos ficaram bem empolgados. O intercambista colombiano Felipe Ayala está há três meses na Unochapecó e cursa Agronomia. A distância de casa o fez ficar muito emocionado com as músicas e o ambiente que o fez lembrar de seu país.

''Foi uma noite muito bonita, esse tempo aqui está me fazendo muito feliz. Ver essa gente dançar uma música da Colômbia me deixa muito grato''.

Felipe conta que o evento o fez conhecer pessoas novas e permitiu ficar mais engajado na Universidade. Para ele, aprender outro idioma e uma outra cultura está sendo muito positivo. ''Fiquei apaixonado pelo Brasil e penso em voltar depois que acabar o intercâmbio''.

Se para quem está todo dia na Unochapecó, comer uma arepa é algo inusitado, para Felipe, poder experimentar a massa tradicional da Colômbia trouxe uma lembrança de sua terra. "Há três meses que eu não comia nada do meu país. Estava com muita expectativa para comer arepa, tinha muita vontade de provar aqui', finaliza.

*Estagiário, sob supervisão de Gabriel Kreutz

Noite cultural