Unidade atenderá demanda da agricultura familiar

Geral

Atender as demandas dos agricultores familiares da região é o principal objetivo do Laboratório Análise de Alimentos que a Unochapecó inaugurou nesta sexta-feira, 16 de dezembro. O ato que marcou a entrega da obra física e dos equipamentos teve a presença de dirigentes da universidade, docentes, alunos, técnicos e autoridades da região.

O laboratório realizará inicialmente análises microbiológicas. Está localizado no bloco G3 do campus da Unochapecó e possui área de 380 m2. Sua construção foi feita segundo as exigências legais, com a intenção de obter a certificação NBR ISO 17025. Por meio dessa certificação, o laboratório será habilitado para a realização de análises de águas e de alimentos. Conforme a coordenadora do projeto, professora Rose Mendes, “o principal objetivo do laboratório será de analisar e certificar os produtos produzidos pelos agricultores familiares e futuramente será criado um selo de qualidade”.

As obras do laboratório iniciaram em fevereiro deste ano, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da ordem de R$ 499,8 mil, conquistados através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Quilombo, parceira do projeto. Já a Fundeste, mantenedora da Unochapecó, contribuiu com a contrapartida de R$ 482,8 mil, para que seja instalado um laboratório ao mesmo nível de outros de excelência existentes no país.

Para o diretor geral da SDR de Quilombo, Vilso Casagranda, o laboratório representa a melhoria da qualidade dos produtos da agricultura familiar e, consequentemente, da qualidade de vida dos consumidores. Argumenta que “a certificação dará garantias de que o produto atende as exigências sanitárias e isso contribui também para agregar valor à produção". Indica, ainda, que a expectativa é de que em 2012 pelo menos 50 pequenos agricultores familiares, de seis municípios, utilizem os serviços do laboratório.

Capacitação de agricultores

Poderão usufruir dos serviços os agricultores familiares que necessitam verificar a qualidade de seus produtos. Serão clientes do laboratório todas as prefeituras da região que necessitarem avaliar os produtos processados pelos agricultores familiares. Nesse sentido, conforme a professora Rose, “o laboratório é pioneiro na tratativa relacionada à agricultura familiar e além das análises que poderão ser realizadas também existe a possibilidade de trabalhos de extensão e melhoria continua envolvendo diversas áreas do conhecimento da Unochapecó”.

Também com recursos previstos no projeto, até março de 2012 serão capacitados, em boas práticas de fabricação, legislação e manejo, mais de 200 agricultores familiares das áreas das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Quilombo e de São Lourenço do Oeste. Essas capacitações, com certificação, serão de 16 horas, para aperfeiçoar o trabalho dos agricultores e valorizar a produção rural. Além disso, a equipe gestora do projeto estuda a possibilidade de criar um selo de qualidade para certificar os produtos que estiverem ligados a um programa de qualidade e segurança alimentar que será elaborado pela Unochapecó.