Minha Uno
Menu Busca

Processos de Ensino Aprendizagem

Processos de Ensino Aprendizagem

CARGA HORÁRIA

60h

CONTEÚDO

- Desenvolvimento cognitivo infantil a partir das perspectivas da epistemologia genética e histórico-cultural; Postulados do desenvolvimento cognitivo e da construção de conceitos;
- Aspectos essenciais do desenvolvimento das crianças de 0 a 12 anos;
- Conceito de dificuldade de aprendizagem sob o enfoque psicopedagógico; Natureza provisória ou permanente da dificuldade;
- Diferenças entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento;
- O educador no processo de avaliação e de intervenção.

OBJETIVO

Ao longo do século XX as concepções sobre o homem e o seu processo de aprendizagem/desenvolvimento têm sido compreendidas a partir de variadas perspectivas e sob o olhar teórico-filosófico tanto das ciências naturais e biológicas, quanto das ciências humanas e sociais. Tal fato imprime um teor polêmico para a questão, pois o indivíduo é reconhecido, ora como um ser natural, ora como um ser social e histórico que influenciaram sobremaneira as compreensões sobre o ser humano.
Este curso traz em seu ementário temáticas acerca de como ocorre o desenvolvimento neurológico, cultural e de aprendizagem das crianças dentro de padrões considerados apropriados para a idade cronológica e orgânica, abordando também situações peculiares que por ventura alterem o processo e apropriação do conhecimento dos educandos em questão.

METODOLOGIA

*Mídias
Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle, textos em formato pdf., interação através de fóruns, mensagens postadas nos fóruns recebidas diretamente na caixa de e-mails.

*Estratégias didáticas
Atividades para aplicação do conhecimento na área de interesse do aprendiz, realização de debates através de fóruns de discussão, feedback do professor (orientando a prática e corrigindo os erros), atividades assíncronas – as atividades não exigem horários fixos para serem realizadas.

Tem direito a certificado o cursista com frequência igual a 100% na realização das atividades propostas, com média igual ou superior a 7,0 (sete).

 

Whatsapp Image