Minha Uno
Menu Busca

Educação Especial na Unochapecó

O curso de Educação Especial conta com aulas realizadas em Abelardo Luz/SC, na Terra Indígena Toldo Imbu, e em Ipuaçu/SC (Terra Indígena Xapecó). Ao concluir a graduação em Educação Especial, os estudantes recebem o título de Licenciados e podem atuar na docência no Ensino Básico das redes municipais, estaduais e privadas e em espaços não Formais de Ensino, capazes de elaborar e organizar conteúdos teóricos, práticas de ensino e aprendizagem, bem como pesquisas na área.

Os profissionais estarão habilitados a compreender os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e planejar pedagogicamente a educação especial, elegendo conteúdos a ensinar e suas didáticas, gerenciando o espaço escolar, com uma uma prática educacional capaz de lidar com as diferenças presente nas escolas, além de compreender a Língua de Sinais e comunicar-se por meio da Libras.

Os dois primeiros anos do curso são destinados à formação geral e interdisciplinar. Os últimos três anos são destinados à formação específica na respectiva área do conhecimento, totalizando cinco anos com carga horária de 4.215 horas. O Projeto Pedagógico do curso (PPC) está organizado por meio de componentes curriculares e currículo diferenciado para atender as especificidades da educação escolar indígena.

O objetivo deste projeto é garantir a formação docente com vistas à apreensão dos conhecimentos das diferentes áreas do saber escolarizado. O profissional estará apto a transmitir todo o conhecimento adquirido, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada, em consonância com os anseios e a realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades indígenas.

A proposta prevê também a formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas à Educação Escolar Indígena e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena (RCNEI). De acordo com os princípios estabelecidos pelo RCNEI, a educação escolar indígena deve ser: intercultural, bilíngue, comunitária, específica e diferenciada.

Para isso, o processo de formação dos professores busca desenvolver e imprimir posturas propositivas, atuando e participando em diferentes dimensões da vida de suas comunidades. Assim, a Unochapecó cumpre sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional sustentável, além de estabelecer-se como pioneira na oferta de cursos de Licenciatura Intercultural Indígena no Brasil.

Perfil do Profissional

O licenciado que a Unochapecó forma é competente, comprometido, com postura ética, reconhecimento social e com engajamento político. Possui conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos, com competências para desenvolver projetos de pesquisa, definir, organizar e efetivar propostas curriculares de acordo com os níveis de ensino e os interesses das comunidades onde atua. O egresso é habilitado a atuar na educação inclusiva, com uma compreensão crítica da sociedade e do pensamento pedagógico nas suas diferentes influências e implicações na organização e mediação no trabalho educativo.

Mercado de Trabalho

A formação pela Unochapecó fornece conhecimentos ao futuro educador para que ele se torne um agente da construção e da reconstrução da comunidade em que atua. O curso capacita o licenciado indígena a atuar criando e utilizando estratégias didáticas e pedagógicas adequadas à realidade do local em que realiza suas atividades.

Dados Legais

Autorização: Resolução 053/CONSUN/2009, de 12 de maio de 2009. Alterada pela Resolução 031/CONSUN/2012 Reconhecimento: Línguas, Artes e Literaturas: Decreto nº 2.215/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.792 de 2014. Matemática e Ciências Naturais: Decreto nº 1.870/2013 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.710 de 2013. Ciências Sociais: Decreto nº 1.967/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.742 de 2014. Pedagogia: Decreto nº 2.125/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina, nº 19.792 de 2014.

  • Licenciatura
  • DURAÇÃO: 4 anos (3200 HORAS)
  • MODALIDADE: PRESENCIAL
  • CAMPUS Ipuaçu
  • NOTURNO

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO

MARCIA DE SOUZA

DEPOIMENTOS

Sobre bolsas de estudo:

​​"Facilita a entrada na Universidade, como geração e fomento à aprendizagem, à geração de novos conhecimentos e à qualificação profissional. Sem ela não teria condições de cursar nível superior."

Ricardo Luiz Inocêncio - acadêmico de Administração

Sobre intercâmbio:

"O intercâmbio foi de grande importância, pois abriu as portas para um mundo repleto de novidades, conhecimento e possibilidades, principalmente na minha área de formação."

Marina Folle Schielke - acadêmica de Jornalismo

​​Sobre Estágios:

"Estagiar faz conhecer realidades diferentes, se sentir inserido, como parte de algo muito maior. A percepção de mundo amplia e você tem um crescimento profissional e pessoal, se torna mais humano."

Ingrid Thays Santin - acadêmica de Publicidade e Propaganda

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

ACONTECE NO CURSO

Mais notícias
Whatsapp Image