Conceito do Curso (MEC): 4
Gastronomia na Unochapecó
O curso proporciona o conhecimento técnico de processos e práticas da cozinha profissional, trazendo especificidades da culinária em diferentes regiões brasileiras e de outros países (como Cozinha Europeia, Cozinha das Américas, Cozinha Oriental, entre outras). Além disso, o curso traz perspectivas históricas e sociais que envolvem a gastronomia, com projetos que resgatam elementos culturais relacionados à comida regional do oeste catarinense. Além disso, são promovidas viagens de estudo para empresas do ramo, palestras com profissionais da área, nos mais diversos campos, proporcionando a integração entre os acadêmicos, o mercado de trabalho e os docentes.
Perfil do Profissional
Elaborar desde pratos rápidos e simples até receitas sofisticadas da alta gastronomia é o que faz esse profissional. Entre as suas funções, incluem-se, ainda, o gerenciamento de restaurantes e similares, o contato e a negociação com fornecedores, a seleção dos ingredientes, a escolha do cardápio, a definição da tabela de preços, bem como o treinamento de pessoal e a supervisão da cozinha.
Mercado de Trabalho
Cada vez mais as pessoas se alimentam fora de casa, o que aumenta a demanda por bares e restaurantes e, consequentemente, por profissionais capacitados para atuar nesses espaços. Em regiões onde a economia se baseia no turismo também há muitas vagas na área da gastronomia, tanto nos serviços de refeição rápida quanto nas cozinhas especializadas.
Dados Legais
Autorização: Resolução 038/CONSUN/2008, de 16 de maio de 2008
Reconhecimento: Decreto nº 597 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.196 de 2011.
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC/SERES nº 300, de 29 de março de 2021.