Minha Uno
Menu Busca

Programa permite o controle rigoroso de entradas e saídas de órgãos dentais

Geral

O software de Banco de Dentes Humano (BDH), implantado pela Unochapecó, tem como objetivo gerenciar, de forma segura e eficaz, toda a documentação, trâmites e fluxos das operações de doação, coleta, armazenamento e empréstimo dos órgãos dentais. O BDH está instalado na Clínica Odontológica, bloco G3 da universidade.

Segundo o coordenador do curso de Odontologia, Mauro Dall Agnol, o BDH é um núcleo sem fins lucrativos, ligado ao curso e visa atender à legislação vigente referente à pesquisa e ensino envolvendo seres humanos e a remoção de órgãos, para fins de pesquisa, estudo, transplante e tratamento. Além disso, “o Banco de Dentes Humano desempenha um papel social, promovendo campanhas de conscientização, sobre a importância do elemento dental e sua relação com a saúde das pessoas, além de incentivar a população estimulando a doação de órgãos”, acrescenta o coordenador.

O professor salienta que a estruturação do Banco de Dentes é relativamente recente nas universidades e “a Unochapecó destaca-se por estruturar seu BDH já com a disponibilização de um software de gerenciamento, o que deve ser entendido como pioneirismo e seriedade na condução do processo”. Além disso, Mauro destaca que o complexo disponibiliza os equipamentos exigidos pelas normas da vigilância sanitária. “O núcleo assume importante função ética, auxiliando a eliminar o eventual comércio ilegal de dentes, bem como zelar pela eliminação da infecção cruzada existente quando do manuseio indiscriminado dos dentes extraídos”, afirma o coordenador do curso de Odontologia.

Além dos funcionários ligados ao BDH, em breve qualquer usuário poderá acessar o sistema e imprimir documentos, como os termos de doação de órgãos. O acesso poderá ser feito através do site da Unochapecó, no endereço www.unochapeco.edu.br/odontologia. O software também permitirá a comunicação entre todos os envolvidos com o BDH e o acompanhamento da destinação do órgão dental doado, desde a sua origem até o seu destino.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image