42 mil pessoas participaram da Feira do Livro 2024

Os dados foram apresentados pela comissão organizadora

Incentivar a leitura; desenvolver o conhecimento e valorizar a cultura local. Com esse objetivo ocorreu em Chapecó a Feira do Livro 2024. O evento organizado pela Unochapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó através da Fundação Cultural reuniu cerca de 42 mil participantes, sendo 37 mil presenciais e 5 mil virtuais, por meio de atividades do Unoplus.

Escritores, editoras, atrações culturais, lançamentos e vendas de livros; palestras em diferentes áreas do conhecimento; e uma programação especial para as escolas movimentaram os sete dias de feira, que ocorreu de 24 até 30 de abril.

Conforme o organizador do evento, professor Odilon Luiz Poli, a feira é de multilinguagem, desenvolve a sensibilidade estética e literária e em especial, nesse ano, trouxe experiências únicas para os participantes com contação de histórias, cinema, teatro, música, dança e muitos debates contemporâneos sobre o livro e a literatura. A feira superou as expectativas, principalmente em relação ao público espontâneo”.

Segundo o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, a Instituição abarca as mais diversas áreas do conhecimento. “Fazer a Feira do Livro em Chapecó é motivo de muito orgulho, ainda mais com parceiros diversos e com o município. Oportunizar o acesso à livros para estudantes e crianças é para nós o fator principal da realização da feira. Esperamos que o evento siga crescendo e consigamos manter esta opção para a população chapecoense e regional” finaliza Claudio.

A Feira em Números:

A Feira do Livro contabilizou 15 mil participantes de estudantes de escolas; cinco mil estudantes impactados virtualmente através da Unoplus e o público geral de 22 mil pessoas. Foram 115 escolas participantes, 27 expositores e R$ 52,000,00 de Vale Livro entregues. Além de Chapecó, a Feira contou com a participação de mais 18 municípios; 100 intervenções artísticas e 21 lançamentos de livros. A Feira do Livro também contabilizou 30 escritores participantes, 29 entrevistas com autores e 98 professores capacitados.

*Créditos Fotos: Sophia Fransozi, João Pedro Zatta Grolli e Nádia Natali Venancio

Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó

#unochapecó #feiradolivro #leitura