Estudantes socializam trabalhos sobre o papel do Fisioterapeuta nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Geral

O Ministério da Saúde criou em 2008 os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) buscando apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Para debater o papel do Fisioterapeuta no Nasf, o curso de Fisioterapia da Unochapecó realizou na segunda-feira, 20 de outubro, uma atividade de socialização de trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso.

Durante a atividade os estudantes do segundo, quarto, sexto e oitavo períodos apresentaram as ações desenvolvidas através de metodologias diferenciadas como apresentação vídeos, teatros, programa de televisão, história em quadrinhos, entre outras, que refletem a atuação do fisioterapeuta na saúde coletiva. Os trabalhos foram elaborados tendo como base a temática “Aumento no número de usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) com queixas musculoesqueléticas”, a partir do debateiniciado em agosto no primeiro encontro da atividade.

fisio

Conforme a professora Cássia Cristina Braghini, organizadora da atividade, uma das propostas principais da ação foi integrar os estudantes e também proporcionar o contato deles  e debater com uma das áreas de atuação para que estejam qualificados para trabalhar no Nasf. A professora destaca também que essa atividade possui uma responsabilidade social grande, uma vez que está vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por trabalhar com a saúde coletiva, o que são preconizados no Projeto Pedagógico do Curso​ (PPC).

Para o estudante do sexto período, Juliano Fritzen, a ação permitiu, além da integração entre os alunos, uma forma diferente de conhecer o assunto e ter uma experiência mais prática na área da saúde pública. Já a acadêmica do oitavo período, Julia Grasel comenta que a proposta é interessante, pois permite aos estudantes que não tiveram contato com o Nasf conhecer e vivenciar esse processo, seu funcionamento, atividades, e também possibilita criar propostas para o desenvolvimento da Fisioterapia.

Trabalhos
Socialização