Cerca de 2 mil acadêmicos serão beneficiados

Geral

Como forma de contribuir para o acesso e permanência no ensino superior, a Unochapecó está com as inscrições abertas para o processo de seleção de bolsas de estudo para este semestre. Os editais abertos correspondem à lei federal 11.096/2005 e ao Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina e prevêem a distribuição de bolsas de estudo integrais e parciais. No segundo semestre de 2011, o total de 2.436 estudantes foram atendidos com o benefício de bolsa de estudo.

Para solicitar a bolsa de estudo o estudante deve realizar o preenchimento do formulário de inscrição online, no link “Minha Uno”, na página de acesso de cada acadêmico, no período de 3 a 28 de fevereiro, e entregar os documentos comprobatórios, conforme edital específico, juntamente com o formulário de inscrição impresso e assinado, nos dias 23, 24, 27 ou 28 de fevereiro, na Central de Soluções (SOL).

A assistente social da Divisão de Apoio ao Estudante – Atento!, Fabiane Roman, destaca que os estudantes interessados devem ficar alertas às datas, aos documentos solicitados, à divulgação dos homologados e pendentes e à divulgação final dos contemplados. Salienta, ainda, quanto à “importância da leitura dos editais para 2012/1, pois preveem todas as etapas do processo - critérios de seleção, manutenção, assinatura do benefício, penalidades em caso de irregularidades, entre outros”. Os editais encontram-se disponíveis no site da Unochapecó no linkBolsas”.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve: estar regularmente matriculado no primeiro período do curso, tendo como forma de ingresso vestibular ou processo seletivo; possuir renda familiar mensal per capita não excedente a um e meio salários mínimos; estar cursando o primeiro curso de graduação, exceto se o primeiro curso tiver sido uma licenciatura curta; não estar cursando apenas disciplinas isoladas e/ou complementação de créditos; e ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Já para o processo de bolsas de estudos parciais, o estudante deve: estar regularmente matriculado; não estar cursando apenas disciplinas isoladas e/ou complementação de créditos; possuir renda familiar mensal per capita não excedente a três salários mínimos; estar cursando o primeiro curso de graduação, exceto se o primeiro curso tiver sido uma licenciatura curta; e ter cumprido com critérios de manutenção de bolsa de estudo no caso de ter sido bolsista em 2011/2. Permanecem impedidos os estudantes que, por terem incorrido em irregularidades, tiveram cancelamento de bolsa de estudo em 2010/2, 2011/1 e 2011/2.

Divulgação da listagem

A listagem com os homologados e pendentes será divulgada no dia 23 de março, também no link Bolsas e em mural próprio da instituição. No caso de pendência, os estudantes poderão entregar a documentação faltante conforme datas previstas no edital. A listagem dos contemplados será divulgada no dia 11 de abril nos locais indicados. Em caso de dúvida, os estudantes podem entrar em contato com a Central de Soluções (SOL), pelo telefone 3321-8000- ou com a Divisão de Apoio ao Estudante – Atento!, pelo telefone 3321-8252.