Em parceria com a Unochapecó, evento promoveu confraternização entre amigos neste fim de semana

Geral

No sábado (30) foi realizado o 3º Encontro dos Amigos em referência ao aniversário do município, comemorado na segunda-feira (25). O evento é uma promoção da emissora SBT em parceria com a Unochapecó, entre outras entidades. O objetivo do dia é promover a confraternização entre familiares e amigos através de atividades e serviços. O lugar de encontro foi frente ao largo da Catedral Santo Antônio, na avenida Getúlio Vargas, das 9h às 17h.

O espaço da universidade no 3º Encontro dos Amigos teve vários projetos realizados com diferentes comunidades, sem custo. A finalidade é dar visibilidade às ações desenvolvidas na instituição para aproximar-se mais da comunidade. São seis projetos da Unochapecó que estiveram à disposição de quem passou pelo evento. O Projeto Viveiro Florestal Universitário, que esteve das 9h às 16h, desenvolve pesquisas em espécies de mudas nativas e promove o conhecimento da tecnologia para a produção e que depois possam ser utilizadas na recuperação e preservação do meio ambiente.

encontro amigos

Já o projeto Intervenção Motora Precoce em Bebês de Risco no Município de Chapecó, do curso de Fisioterapia, visa colaborar para a promoção, prevenção e recuperação da saúde do bebê de risco nos primeiros anos de vida, detectando e intervindo nas alterações do desenvolvimento da criança. O projeto estave das 9h às 12h, quem atuou com esse projeto foi o Programa Sorriso para a Vida, que trabalha com crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e risco social, em vários programa sociais e espaços relacionados a saúde na cidade.

Outro projeto importante é o Escritório Sócio Jurídico que atende gratuitamente pessoas com renda familiar de até três salários-mínimos mensais. A iniciativa atua na perspectiva da garantia de direitos, com atendimentos nas áreas Cível, Penal, Previdenciária e Trabalhista. Assim como, terá a Mediação Familiar com o propósito de mediar as relações familiares, promovendo o acesso à justiça em que a autonomia e o protagonismo dos sujeitos na transformação dos conflitos, sejam fomentados e preservados. Ambos os projetos ficaram à disposição da comunidade a partir das 9h até o meio dia.

Ainda pela parte da manhã, das 9h às 12h, o projeto Enfermagem Educando para a Saúde do curso de Enfermagem, que trabalha com os temas ligados à higiene pessoal e ambiental e orientou a população a respeito do autocuidado. Outros assuntos serão abordados como corpo, sexualidade, primeiros socorros, trabalho em equipe, respeito, problematização sobre acidentes, comportamento, dentre outros assuntos observados no cotidiano das crianças e adolescentes. Já à tarde, entre as 13h até as 16h, o Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Um sorriso para a Vida encantou as pessoas com os palhaços que desenvolvem ações educativas e lúdicas de promoção de saúde à criança e adolescente em situações de hospitalização, tratamento oncológico e vulnerabilidade social.

Encontro
Confraternização