Programação ocorrerá de 4 a 8 de fevereiro e inscrições estão abertas

Geral

Palestras, minicursos, oficinas, mesa-redonda, seminário e discussões específicas sobre os projetos pedagógicos dos cursos fazem parte do Ciclo de Estudos Docência no Ensino Superior. Esse evento, em sua 10ª edição, é promovido pela Unochapecó e tem a finalidade de ampliar a capacitação de seu corpo docente em diversificadas áreas da educação superior. Organizado pela Divisão de Apoio ao Docente, o ciclo ocorrerá de 4 a 8 de fevereiro, com atividades em Chapecó e na extensão da universidade em São Lourenço do Oeste.

Serão abordadas temáticas como gestão acadêmico-pedagógica, alunos digitais, acessibilidade no ensino superior, possibilidades pedagógicas na educação a distância e qualidade de vida no trabalho. As abordagens também tratarão, entre outros temas, sobre leitura e produção de textos, processos de ensinagem na aula universitária, diretrizes e opções da metodologia científica, sociedade e desenvolvimento humano, ferramentas online e bem-estar na arte de ser professor.

O início da programação será no dia 4 de fevereiro, às 13h30, enquanto a abertura do ciclo, com manifestações de dirigentes da Unochapecó, será no dia seguinte, às 19h, seguindo-se palestra. O tema “Alunos digitais: mitos, verdades e desafios para a docência em tempos de cibercultura” será abordado pela professora Lucia Maria Martins Giraffa, de Porto Alegre, pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação e professora titular da Faculdade de Informática da PUC/RS.

A programação consta de quatro palestras, nove oficinas, 11 minicursos, mesa-redonda, seminário e 44 encontros específicos para discussões segmentadas quanto aos projetos pedagógicos dos cursos da instituição. Os docentes da universidade podem efetuar a inscrição através do endereço www.unochapeco.edu.br/eventos, até 3 fevereiro.