Como cuidar da saúde na estação mais quente do ano

Texto Ana Vertuoso*

Quem nunca começou aquele 'projeto verão'? Se não, posso apostar que, pelo menos, já pensou na possibilidade. Com o calor chegando, a ideia, geralmente, é perder peso e definir o corpo para se sentir bem com as roupas mais curtas usadas na estação. Para que o desejo vá além da aparência e se torne um hábito saudável, é preciso ter orientação de profissionais preparados, como os de Educação Física e Nutrição. E lembrar, é claro, que essas práticas saudáveis são importantes não somente no verão, mas no ano todo.

Nathan frequenta a Academia Escola há seis meses

Nathan Kaue Juvenassi é alguém que já tem isso em mente. O jovem sempre gostou de esportes, mas devido ao peso e problemas na saúde tinha dificuldades na hora de jogar futebol. Por isso, há seis meses, ele frequenta a Academia Escola da Uno três vezes por semana. "Já emagreci bastante e me sinto melhor porque me dedico e os professores exigem muito de mim".

Desde que escolheu frequentar a academia, Nathan passou a se sentir bem consigo mesmo. As mudanças foram tantas, que já se tornaram um hábito na vida do acadêmico de Educação Física. Assim, independente da estação do ano, ele continua motivado. "O exercício é fundamental para a nossa vida, querendo ou não, nós treinamos por saúde, pelo nosso bem-estar".

Manter-se em movimento

Quem concorda com ele é a professora da Academia Escola da Unochapecó Diana Catani. "A atividade física é importante em qualquer época do ano, e no verão não seria diferente. Além de aumentar a temperatura do corpo, colaborando para o emagrecimento e reduzindo a retenção de líquido, melhora a disposição e auxilia na qualidade de vida diária das pessoas".

No entanto, quando o assunto é a aparência, Diana já avisa: resultados colhidos no verão são frutos do trabalho realizado ainda no inverno. Isso, porque, mudanças estéticas são notadas somente a médio e longo prazo. Então, mesmo que não seja possível conquistar aquele famoso 'tanquinho' antes da chegada do verão, no dia 22 de dezembro, é importante principalmente cuidar da saúde.

E a melhor maneira de fazer isso é realizar atividades que tragam satisfação.

"O melhor exercício é aquele que você gosta, que consegue manter a longo prazo. Então, se você não gosta de atividades aquáticas, não escolha natação. Sempre tente encontrar qual atividade lhe agrada mais e lhe dá prazer. Quando gostamos do que fazemos, não importa a estação do ano, a chance de desistência é menor", comenta Diana.

Vida saudável

Além disso, cuidar da alimentação é fundamental para uma vida saudável. Não quer dizer que é necessário deixar o chocolate de lado e adotar uma dieta restritiva, mas comer pratos mais leves e de fácil digestão. De acordo com a nutricionista e professora da Uno, Liandra Garcia, o mais importante no verão é se manter hidratado. "Por conta do calor, nossa temperatura corporal aumenta, resultando em desidratação".

Por isso, Liandra explica que devemos dar preferência para alimentos refrescantes, como frutas com maior teor de água (abacaxi, melancia, melão, pêssegos) e legumes variados. Outra forma de se sentir bem nos meses mais quentes é evitar alguns alimentos.

"Preparações muito calóricas, que incluem molhos, condimentos e carne vermelha tornam a digestão mais lenta. O álcool em demasia também, pois favorece a desidratação".

Para quem ainda não inseriu hábitos saudáveis na rotina, nada melhor do que aproveitar o calor e as tardes longas do fim de ano para começar. A Unochapecó, como uma universidade comunitária, oferece serviços para ajudar a população nesse desafio. Os interessados em agendar um horário e conhecer mais sobre os serviços prestados podem entrar em contato com a Academia Escola (musculacao@unochapeco.edu.br), e com a Clínica Escola de Nutrição (atendimentonutri@unochapeco.edu.br).

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Projeto verao