Minha Uno
Menu Busca

Dia Internacional do Jovem Trabalhador ressalta importância do primeiro emprego

Geral

Unochapecó celebra a data proporcionando oportunidade da primeira experiência, por meio do Programa Aprendiz Uno

Na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data foi instituída por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para ressaltar a importância de inserir jovens e novos profissionais no mercado de trabalho. A Unochapecó celebra a data, por meio do programa “Aprendiz Uno”, que insere e capacita os jovens para o mercado de trabalho.

Conforme Katiucia Mortari, Assistente Social do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da Unochapecó (Unovital), essa é uma oportunidade para o jovem conquistar a primeira experiência, se desenvolver profissionalmente, realizar cursos complementares e adquirir conhecimentos práticos sobre as rotinas de trabalho. “Para a Instituição, o programa é uma oportunidade de desenvolver novos talentos e cumprir com seu papel social, auxiliando na qualificação, educação e inclusão social desses jovens. Uma experiência que certamente contribuirá para o jovem entender as áreas com as quais mais se identifica e fazer suas escolhas futuras”, finaliza Katiucia.

O programa “Aprendiz Uno” conta hoje com 11 jovens aprendizes que tem entre 14 e 17 anos e proporciona desenvolvimento de habilidades e competências em dois momentos: A parte teórica executada em curso de aprendizagem e a parte prática realizada nos espaços institucionais.

Para Larissa Dias Oliveira, que atua na Diretoria de Educação Continuada e Extensão da Unochapecó (Deec), a experiência do primeiro emprego está sendo muito importante. “Estou no segundo ano do Ensino Médio no Colégio Unochapecó e me preparando para cursar Direito. “No meu trabalho preciso conversar com muitas pessoas, o que me auxilia na perda de timidez e com certeza abrirá portas para meu futuro”, afirma a Jovem.

Já para Matheus Kauã Konrath Steiger, o programa tem auxiliado no seu desenvolvimento como profissional. “São novas experiências, conhecimentos e novos vínculos. Além disso, aprendo como me comunicar em ambiente formal”, afirma Matheus, que atua no Escritório de Projetos e Prospecção de Serviços (EPPS) e na Recepção do Pollen Parque Cientifico e Tecnológico.

 

==

* Fotos: Arquivo/Unochapecó

Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
#trabalho #unochapecó #primeiroemprego

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image