Direito e globalização é tema de trabalho apresentado na Espanha

Nos dias 21 e 22 de abril, o estudante do mestrado em Direito da Unochapecó, e integrante do Grupo de Estudos RI: Poder, Globalização e Atores da Unochapecó, Lademir Cremonini, apresentou um trabalho no I Congreso de Derecho Transnacional – Desafíos y Perspectivas en la contemporaneidad. O evento aconteceu na Universidade de Salamanca, na Espanha.

O trabalho apresentado intitula-se “Globalização e direito internacional privado: a internalização do direito e das normas contábeis, a Lei n. 11.638/07 e a harmonização e convergência de padrões contábeis“. O artigo foi desenvolvido em parceria com a professora orientadora, Odete Maria de Oliveira, que também é líder do Grupo de Pesquisa.

No artigo apresentado, é abordado o tema da globalização e do direito internacional privado, em especial, a necessidade da internacionalização do direito e das normas contábeis. “No caso deste estudo, observa-se que os efeitos dinâmicos do fenômeno global (principalmente nos âmbitos econômico, financeiro e tecnológico) exigem significativa e urgente harmonização e convergência das normas contábeis no que se refere ao uso internacional”, explica o mestrando. Segundo Lademir, dessa forma, o estudo possibilita a evidenciação dos balanços contábeis e reflete a estrutura patrimonial das empresas de modo harmônico e convergente em um espaço transnacional.

unoAlém de divulgar o conhecimento produzido na Universidade, perceber diferentes pesquisas em direito desenvolvidas em outros lugares do mundo foi um dos fatores que enriqueceram a experiência. “O congresso possibilitou a visualização de como estamos nas pesquisas com relação ao direito e o que ele interfere nas relações internacionais, em comparação com a Europa”. O estudante pontua, também, que em relação com outras universidades que participaram do congresso, a Unochapecó está no caminho certo, tanto no mestrado, quanto no Grupo de Estudos.

Para Cremonini, “a troca de informações foi muito produtiva. Foi possível conhecer outros trabalhos na mesma linha de pesquisa que validam nosso artigo, mas que também levantam outras perspectivas ainda não pensadas, que exigirão e possibilitarão novas ideias”.  Na oportunidade, o mestrando também visitou a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, com o objetivo de coletar dados para continuar as pesquisas científicas.

Grupo de estudos
Globalização