Religioso falará sobre as mudanças necessárias na educação

Geral

A Unochapecó sedia nesta sexta-feira, 25 de abril, a segunda atividade do ciclo de palestras e debates sobre os rumos da educação escolar. Será realizada uma conferência com Frei Betto, que abordará a temática “A Educação Básica na Atualidade e as Mudanças Necessárias”. A atividade acontecerá no salão de atos da Unochapecó com início previsto para as 19h.

O ciclo, que teve sua primeira atividade no dia 31 de março, tem como objetivo articular a educação básica com as licenciaturas e a pós-graduação, com vistas à realização de pesquisas e ações que possam contribuir para a educação de qualidade. Além disso, visa a articulação entre teoria e prática, ensino e pesquisa, abrangendo escolas e universidades que tenham como propósito mudar a situação da educação básica atual, refletir e propor novas concepções teóricas-práticas sobre o processo de formação inicial e continuada do professor.

Segundo a coordenadora do evento, professora Teresa Dill, a vinda de Frei Betto constitui-se como possibilidade de provocar reflexões profundas sobre os cuidados e compromissos para tornar, cada vez mais, os ambientes da educação básica, espaços de promoção do conhecimento como base para a vida.

O evento é uma realização da Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Unochapecó. Ocorre conjuntamente com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o mestrado em Educação e o Programa Universidade Escola, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó e da Gerência Regional de Educação do Estado de Santa Catarina (Gered).

Lançamento

Antes da conferência de Frei Beto, a Argos Editora fará o lançamento do livro “Espaço Urbano: os Agentes da Produção em Chapecó”, de autoria da professora Rosa Salete Alba.  A partir de uma perspectiva dialética, a autora procura demonstrar que a construção do espaço geográfico é produto do trabalho dos seres humanos e suas relações sociais em determinado período histórico. O livro está constituído em três momentos, onde a autora parte da síntese histórica, passando pelo papel do estado na formação econômica, até chegar no sistema agroindustrial e processo de desenvolvimento das agroindústrias em Chapecó. O livro está disponível para download de maneira gratuita através do site  da Editora.