Caravana Cidadão do Mundo trará palestras de orientação para quem planeja fazer intercâmbio

Geral

Um dia para conhecer oportunidades de intercâmbio, receber dicas de viagem e conferir possibilidades de bolsas de estudo no exterior. Essa será a Caravana Cidadão do Mundo, Feira de Educação Internacional e Intercâmbio que a Unochapecó vai receber no próximo dia 30, das 15h às 21h, no bloco R3 da universidade.

O evento, que terá entrada gratuita, trará informações sobre os principais destinos de intercâmbio, a importância de aprender novos idiomas para o mercado de trabalho, estágios e emprego no exterior, além de orientações sobre como planejar um intercâmbio.

Quem vai ajudar a tirar as dúvidas sobre o tema serão instituições de ensino superior, escolas de idiomas, agências de intercâmbio, organizações de apoio ao intercâmbio, como a AIESEC, casas de câmbio, programas governamentais e instituições estrangeiras. Para participar, basta se inscrever pela fanpage da feira, em facebook.com/feiracidadaodomundo.

Bate-papo com intercambistas

Durante o pré-evento da Caravana Cidadão do Mundo, realizado no último dia 16, estudantes participaram do workshop “5 em 50” da AIESEC e ouviram relatos de pessoas que já fizeram intercâmbio. A fotógrafa Mari Baldissera fez um intercâmbio voluntário na Sérvia e disse que falar sobre a viagem foi uma oportunidade de reviver essa experiência. “Me sinto satisfeita, pois talvez eu tenha conseguido despertar em alguém a curiosidade de sair por aí e conhecer outros lugares e culturas. Quando encontro outras pessoas que também tiveram uma experiência positiva ao viajar, que cresceram, evoluíram, tornaram-se mais abertas e tolerantes, isso reforça minha convicção de que viajar é o melhor investimento pessoal que alguém pode fazer”, comenta.

Já a estudante de Direito Naína Tumelero, que viajou para o Peru pelo programa Cidadão Global da AIESEC, contou no “5 em 50” como foi conviver com outras culturas. “Achei muito legal entender a diferença entre os intercâmbios e como eles se complementam. Sai de lá pesquisando novos destinos e louca para embarcar novamente”.

feira
Caravana cidadão do mundo