Unochapecó realizou reunião para apresentação do processo de contratação de pessoas com deficiência

Geral

A partir do dia 24 de julho de 1991 os brasileiros portadores de deficiência receberam o direito da inclusão no mercado de trabalho. Esses direitos estão garantidos na Lei de Cotas nº 8.213. De lá para cá já são 23 anos de conquistas. A lei prevê que empresas e instituições com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% de suas vagas de emprego a pessoas com alguma deficiência. Baseada nisso e com o compromisso social de inclusão a vice-reitoria de Administração e a Comissão de Acompanhamento de Pessoa com Deficiência (PCD) da Unochapecó realizaram, no dia 16 de outubro, uma reunião com entidades e instituições de apoio à pessoa com deficiência.

A reunião teve como objetivo principal o esclarecimento de dúvidas com relação ao processo de contratação de pessoas com deficiência na universidade, além de buscar parcerias para facilitar o acesso e a divulgação das vagas ofertadas. Um edital está sendo elaborado dentro dos padrões legais para a contratação dessas pessoas. Estiveram presentes na reunião representantes da Apae, Fraternidade cristã de doentes e deficientes de Chapecó (FCD), Conselho municipal da pessoa com deficiência (COMDE) e Sine.

Para a coordenadora do Unovital, e presidente da comissão, Katiucia Mortari, essa reunião é uma das ações que a comissão de PCD está desenvolvendo dentro da instituição. “Nosso objetivo é captar pessoas com deficiência, oportunizando a inclusão social, o desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca ela.

jjj

União de Forças

Marijane Dal Prá Agne é Assistente Social da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) e esteve presente na reunião. Para ela, a iniciativa da Unochapecó mostra a preocupação da instituição com a inclusão social. “É uma atitude importante para a comunidade e principalmente para os portadores de deficiência física. Estamos muito satisfeitos e nos colocamos inteiramente à disposição para auxiliar no que for necessário nesse processo de contratação”, enfatiza ela.

Para Domingos João Montagna representante da coordenação da Fraternidade cristã de doentes e deficientes de Chapecó (FCD), a partir das ações da universidade em parceria com as entidades, a efetivação da inclusão dos deficientes no mercado de trabalho é facilitada. “O nosso objetivo é fazer com que essas pessoas se sintam inseridas na sociedade, capazes de alcançar suas metas e muito mais do que isso, superar as suas próprias expectativas. Nós enquanto entidade social de apoio vamos auxiliar diretamente na divulgação dessas vagas, buscando cada vez mais essas conquistas”, declara Domingos.

Reunião
Pessoas com deficiência