Curso de jornalismo recebe quatro estrelas em avaliação feita pelo Guia do Estudante

Geral

O conceito de “muito bom”, representado pelo selo de qualidade com quatro estrelas, foi atribuído ao curso de jornalismo da Unochapecó pelo Guia do Estudante (GE), uma publicação da Editora Abril, responsável pela avaliação das condições dos cursos de instituições de ensino superior. Apenas seis cursos de Jornalismo no Brasil foram classificados como “excelentes”, recebendo o selo de cinco estrelas.

O curso de Jornalismo da Unochapecó foi implantado em 16 de fevereiro de 1998, formou sua primeira turma em 14 de setembro de 2002. Até agora graduou mais de 200 profissionais, que atuam em diversas cidades de Santa Catarina e em outros Estados do país, nas mais diversas áreas como mídias impressa, eletrônica e online, em assessoria de imprensa, em outras atividades da comunicação e na docência no ensino superior.

Desde 2011 o curso já era avaliado como “bom”, recebendo as três estrelas. Para o coordenador do curso, Vagner Dalbosco, as quatro estrelas recebidas neste ano demonstram que o crescimento “é o resultado de um processo de trabalho e construção coletiva ocorrido ao longo dos anos e feita por muitas mãos”. A universidade teve 19 cursos avaliados do Guia do Estudante, 12 recebendo o conceito de “bom” e 7 de “muito bom”.

Estrutura do curso

Com duração de quatro anos e o total de 3.080 horas/aula, o curso de Jornalismo da Unochapecó tem em sua estrutura laboratórios de televisão, rádio e fotografia com revelação em preto e branco, estúdio de fotografia e Agência de Comunicação Integrada (Acin). Possui ações de extensão e de pesquisa e produtos midiáticos em disciplinas de redação, jornalismo online, telejornalismo e radiojornalismo. Além disso, realiza iniciativas para a atualização na área, como seminários e palestras, e incentiva a participação dos acadêmicos em eventos de comunicação em nível regional e nacional.

Avaliação

O Guia do Estudante é realizado desde 2006. Essa avaliação é organizada por consultores com conhecimento na área da graduação. São avaliados com cinco estrelas os cursos que atingem o conceito “excelente”, com quatro estrelas aqueles considerados como “muito bom” e com três estrelas os cursos na categoria “bom”. Ainda na avaliação estão as opções “regular”, “prefiro não opinar” e “ruim”.

Para fazer parte da avaliação feita pelo Guia do Estudante da Editora Abril, o curso deve ser presencial, ter titulação de bacharelado ou de licenciatura e bacharelado e possuir turma formada há pelo menos um ano. Além disso, deve ter uma ou mais turmas em andamento e, ainda, ofertar vagas no próximo processo seletivo da universidade.

Universidade
Jornalismo