Durante essa semana escolas e empresas recebem esclarecimentos por parte de estudantes da Unochapecó

Geral

O curso de Engenharia Elétrica da Unochapecó promove, até 30 de abril, uma série de palestras com foco na segurança em energia elétrica residencial. As orientações, que iniciaram na última terça-feira, dia 22, são realizadas por grupos de estudantes, em escolas e empresas da região. A iniciativa surgiu no seminário em pesquisa e extensão do curso, quando os acadêmicos foram estimulados a promover uma atividade de difusão do conhecimento.

Conforme a professora Claudete Marlene Fries Bressan, que orientou a atividade, a ideia pretende estimular futuros projetos de extensão na universidade. “Durante as discussões os estudantes avaliaram que o tema segurança em energia elétrica residencial é pouco difundido na comunidade e que suas respectivas escolas de origem ou o seu local de trabalho seria um bom espaço para debater o assunto”, explica.

Antes de partir para a prática os estudantes desenvolveram em sala de aula a definição dos objetivos, busca de fundamentação e organização da metodologia da apresentação. Após a conclusão das ações de orientação a atividade será avaliada com a participação do coordenador do curso, professor Cristiano Zimmermann.

Cronograma

As primeiras instituições a receberem os acadêmicos foram a Escola de Educação Básica João XXIII, de Maravilha, a Escola Professor Salustiano A. Cabreira, de Faxinal dos Guedes, e a Escola de Educação Básica Municipal Pequeno Príncipe, de Xanxerê, atendias separadamente, no dia 22 de abril. Ainda na terça-feira, outra equipe de estudantes esteve na empresa Plasmetal, em Xaxim, onde debateram a NR 10 – Norma Regulamentadora que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, com operários e equipe técnica.

As próximas atividades ocorrerão na Escola de Educação Básica Jurema Savi Milanês, de Quilombo, nesta quinta-feira, 24 de abril. Jé na sexta-feira, os acadêmicos realizam a atividade em Chapecó, na Escola de Educação Básica Pedro Maciel. A última ação do projeto está programada para a próxima quarta-feira, 30 de abril, no Colégio Professora Délia Régis, em Coronel Freitas.