Unochapecó participa do evento 'Viva as Diferenças'

Texto Juliane Bee*

A empatia é o ato de se ver no outro, de se colocar em sua situação e entender também suas dificuldades. Por meio do evento 'Viva as Diferenças', organizado pela Fundação Aury Bodanese, a Unochapecó promoveu, na última semana, diversas ações de inclusão. A ação aconteceu no Centro de Eventos e reuniu os cursos de Educação Física, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia.

Segundo a professora Michele Minozzo dos Anjos, que coordenou a participação da Unochapecó no evento, a Instituição é parceira da Fundação Aury Bodanese através do Programa Sorriso para a Vida, que desenvolve atividades com crianças e adolescentes. No primeiro dia do encontro, a professora Lilian Rodrigues, representante do programa, ministrou a palestra 'A inclusão também inclui você'.

Conforme a coordenadora, o evento oportunizou aos acadêmicos e bolsistas dos cursos que fazem parte do Programa Sorriso, a oportunidade de vivenciar diferentes realidades e entender de que forma é possível incluir pessoas com deficiência em todos os ambientes. "Ser diferente é normal, pois cada ser humano possui suas particularidades, sejam estas físicas, psicológicas ou sociais. Por mais que essas diferenças existam, cada qual pode e vai descobrir um jeito de conviver e superá-las, independente da dificuldade que o dia a dia os impõe", comenta.

oifdsd

Aprendizado para todas as áreas

A Unochapecó também contou com um estande no evento, espaço em que promoveu diversas atividades, além de orientações sobre postura e bom posicionamento na cadeira de rodas, alimentação saudável e saúde bucal. De acordo com a professora, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado para todas as áreas envolvidas. "Este ano tivemos o auxílio do setor de Recursos Humanos e de Acessibilidade da Unochapecó, que participaram por meio do cadastro de currículos e da divulgação de ações que promovem a acessibilidade", finaliza.

A coordenadora da Comissão de Acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PCD), Katiucia Kessler Mortari, explica que, durante o evento, além do cadastramento de currículos, também foram apresentados os espaços da Universidade, como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi) e o setor de Acessibilidade.

Para a técnica em Educação Especial, Juliane Brancher, que integra a equipe de Acessibilidade, o 'Viva as Diferenças' também foi importante para que os futuros estudantes da Universidade conhecessem os cursos que a Instituição oferta. Atualmente, mais de 80 pessoas que possuem algum tipo de deficiência estudam na Universidade.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Viva as diferenças
Napi