Estrutura proporcionará capacitação gratuita de estudantes e profissionais da área

Geral

Com o propósito de promover o acesso à inovação tecnológica, com treinamento gratuito para profissionais e estudantes, os cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da Unochapecó trazem à universidade a Unidade Móvel Educacional Covidien (Umec). Conhecido também como Caminhão da Saúde, a estrutura é disponibilizada pela Covidien, empresa global de produtos médicos.

Umec estará na Unochapecó entre os dias 16 a 18 de setembro, próximo ao bloco R3 da instituição. A palestra de abertura terá inicio às 10h no dia 16, com o doutor João Baroncello sobre “Evolução e novas tecnologias da cirurgia vídeo endoscópica”. A programação contará também com outras 16 atividades voltadas ao aperfeiçoamento dos profissionais da saúde.

medicinaPodem participar das atividades estudantes e profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional mediante inscrição que poderá ser feita até um dia antes da oficina ou enquanto houver vagas. Serão disponibilizadas 45 vagas por turno na carreta e mais 45 em auditório. Para as aulas práticas o número de vagas será menor sendo direcionado para médicos, residentes e alunos de medicina do quinto e sexto anos. Cada aula tem duração de 45 a 50 minutos com direito a um certificado de participação.

Conforme explica a coordenadora do curso de Medicina da Unochapecó, professora Aldarice da Fonseca, a presença do caminhão da Covidien é uma oportunidade de colocar seus professores e acadêmicos próximos a novas tecnologias na área da saúde, em especial com aulas práticas em simuladores.

Estrutura

A Umec é uma iniciativa do departamento de Educação Clínica e Assuntos Profissionais (Pace, na sigla em inglês) da Covidien. Sua estrutura é composta por um caminhão de 18 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, equipado com simuladores cirúrgicos e aparelhos para aulas práticas, além de um auditório apto a acomodar 45 participantes e treinadores clínicos. As aulas incluem temas relacionados à laparoscopia, cuidado e monitoramento de pacientes em respiradores, cuidados com o pé diabético, cirurgias vasculares e eletrocirurgias.

Umec
Caminhão