Viatura adaptada para a Polícia Militar será entregue no sábado (07/09)

Inovação

Texto Gabriel Kreutz*

Uma viatura de patrulha da Polícia Militar costuma rodar pelas cidades 24 horas por dia. São veículos que, turno após turno, continuam em ação. Porém, mesmo tendo um papel essencial no trabalho dos PMs, geralmente são carros comerciais, adquiridos e equipados somente com os itens básicos. Com tanta rotatividade e sem um modelo específico, esses veículos acabam se desgastando facilmente, sem ter um bom desempenho.

A partir desta demanda, apresentada ao curso de Engenharia Mecânica da Unochapecó, foi pensado em modificações na estrutura de uma viatura, para oferecer mais resistência, conforto, segurança e economia. O projeto, chamado 'Radiopatrulha: viatura modelo', é um termo de cooperação entre a PM de Santa Catarina e a Universidade. Ele teve início há dois anos, e, além da Engenharia Mecânica, também envolveu professores e estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e de Produção. A entrega do veículo modificado, com os itens pensados especialmente para a patrulha, será entregue no sábado (07/09), durante o Desfile de Sete de Setembro, em Chapecó.

Últimos ajustes estão sendo realizados no veículo

De acordo com o coordenador do projeto, professor Everton Rafael Breitenbach, o trabalho começou com a aplicação de um questionário aos policiais, para verificar quais eram as principais necessidades. "Depois, pegamos os planos de manutenção de todos os veículos, vimos quais eram os maiores problemas e defeitos, e estabelecemos um plano de trabalho. A partir disso, foram instituídas bolsas de iniciação tecnológica para oito estudantes que trabalharam na concepção, desenvolvimento, fabricação e entrega dos itens, para tentar suprir ou melhorar as condições da radiopatrulha", explica.

Segundo Everton, este é um projeto pioneiro no Brasil, que serve como campo de pesquisa e incentivo para que ideias inovadoras sejam lançadas para melhorar o serviço destes profissionais. "Depois da entrega, queremos pegar um feedback dos profissionais da ronda, ver se está tudo certo, quais são as possíveis melhorias que ainda podem ser feitas e devolver a viatura", conta o professor. Outra contribuição do projeto é que, depois dos itens serem aprovados pelos profissionais da PM, será realizado um relatório técnico. Com isso, o órgão poderá orçar e licitar esses itens.

A ideia também é que os itens desenvolvidos sejam aplicáveis a outros modelos de carros utilizados pela PM. "Essa é a contribuição da Uno em relação à comunidade no projeto. Melhora as condições de ronda dos policiais, para que a população tenha um melhor serviço prestado", completa. Durante a manhã de sábado, o carro está exposto em frente à catedral de Chapecó, para o público conhecer o que foi desenvolvido.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Radiopatrulha