Data contou com atividades em Chapecó e São Lourenço do Oeste

Geral

O Dia do Psicólogo é comemorado nacionalmente no dia 27 de agosto. Para celebrar a data os cursos de Psicologia da Unochapecó de Chapecó e da extensão de São Lourenço do Oeste realizaram algumas ações alusivas à data.

Em Chapecó as atividades foram realizadas na praça Coronel Bertaso, das 10 às 16h, junto com o curso de Psicologia da Universidade do chapOeste de Santa Catarina (Unoesc). Na ocasião foram distribuídos materiais de divulgação do curso e também folders encaminhados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-12) o qual destacava a importância do psicólogo. Já à noite a mesma atividade foi realizada na instituição.

O professor Celso Tondin, que coordenou a atividade com a participação de acadêmicos, professores e psicólogos, avalia que "é importante o curso de Psicologia participar das atividades propostas pelo Conselho Regional de Psicologia. Além de ser uma oportunidade de aproximação da Universidade com a comunidade."

Em São Lourenço do Oeste a turma do sexto período do curso, sob a orientação da professora Gabriella Lorenzon, criaram um mural no prédio da extensão no qual estão ilustrados fatos marcantes da história do profissional psicólogo e as especialidades reconhecidas pelo respectivo conselho profissional.

sloSegundo a professora Gabriella, a atividade buscou, além de comemorar a data, expor algumas características da profissão de psicólogo que ainda não são tão difundidas. “Percebe-se que a sociedade, em sua maioria, entende o trabalho do psicólogo como uma intervenção clínica-individualizada, focada no sujeito e não em seu entorno. Na realidade, este trabalho pode se desenvolver sob múltiplas perspectivas, em análises de contextos sociais, organizacionais, institucionais sendo que o objetivo está em pensar sobre o humano e suas relações”, expõe.

Para a estudante do sexto período Luciana Kosteski a atividade foi de suma importância, devido à oportunidade de socialização entre a turma e poder expor para os demais acadêmicos a história da Psicologia, suas funções e papéis nos diferentes campos de atuação.

Psicólogo
Dia do psicólogo