Projeto da Unochapecó atenderá famílias com renda de até três salários mínimos

Geral

Com uma metodologia dialógica/participativa e atendimento interdisciplinar, o Serviço de Mediação Familiar da Unochapecó atende pessoas que necessitam solucionar questões que envolvem o direito das famílias. O serviço, que já é prestado em Chapecó e Xaxim, agora está disponível também em São Lourenço do Oeste. A Mediação é um serviço gratuito desenvolvido pela universidade em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O atendimento é direcionado para pessoas e famílias com renda de até três salários mínimos residentes na comarca de São Loureço do Oeste, que abrange também os municípios de Jupiá e Novo Horizonte. As ações desenvolvidas pelo serviço envolvem divórcio, dissolução de união estável, partilha de bens, fixação e revisão de pensão alimentícia, guarda de filhos e modificação de guarda, regulamentação de visitas e reconhecimento de paternidade. Os acordos firmados têm validade legal e, além de permitirem o acesso à justiça de forma mais rápida, estimulam uma cultura de paz, através da construção de soluções duradouras aos conflitos existentes.

A validação do inicio das atividades da mediação foi assinada no dia 11 de março de 2014 através do convênio 013/2014. No primeiro dia as atividades centraram-se na capacitação da equipe de mediadores, composta por acadêmicos dos cursos de Psicologia e Direito da extensão da Unochapecó, orientados por professores. Para o coordenador do projeto, Marcos Antônio Nunes, a iniciativa demonstra e consolida o papel da universidade na comunidade regional. Acrescenta que o trabalho contribui de forma efetiva para a redução dos conflitos familiares, possibilitando maior diálogo e o fortalecimento de vínculos, o que impacta positivamente na comunidade regional.

Os atendimentos serão realizados nas sextas-feiras, no período vespertino, mas podem ser agendados nos demais horários da semana, na recepção do Serviço. A Mediação Familiar está localizada na Rua Dom Pedro II, Edifício Luiza, nº 1.233, centro de São Lourenço do Oeste, junto ao Escritório Sócio-Jurídico e Serviço de Psicologia. Informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (49)3344-3541.