Avaliação realizada pela revista qualifica 19 cursos da universidade, sete deles como “muito bom”

Geral

Neste ano, 19 cursos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) foram avaliados pelo Guia do Estudante (GE). As qualificações demonstram a qualidade e o reconhecimento dos cursos de graduação oferecidos pela universidade. A lista fará parte da revista GE Profissões Vestibular 2015, publicado pela Editora Abril, que passará a circular em todo o país a partir de 10 de outubro.

2014 guia estudante

A Unochapecó teve sete cursos com quatro estrelas e 12 com três. A forma de avaliação parte de cinco estrelas aos cursos que atingem o conceito “excelente”, quatro para os considerados “muito bom” e três estrelas aos cursos na categoria “bom”. Para o reitor da Unochapecó, professor Odilon Poli, essa avaliação simboliza o crescimento da universidade em relação à qualidade, assim como um progresso contínuo demonstrando que a Unochapecó está no caminho certo e que os acadêmicos recebem uma boa formação. Entre os critérios para poder fazer parte da avaliação do GE, o curso deve ser presencial, ter titulação de bacharelado ou de licenciatura e bacharelado e possuir turma formada há pelo menos um ano. Além disso, deve ter uma ou mais turmas em andamento e, ainda, participar do próximo processo seletivo da universidade.

Segundo Odilon, a próxima meta é atingir nota 4 no índice Geral de Cursos (IGC), o que significará um conceito 4 para toda a instituição. Hoje, o índice da Unochapecó está próximo de 4 e a pretensão é chegar na colocação máxima em poucos anos. Como o reitor comenta, há um conjunto de ações em andamento que visam essa ampliação da qualidade dos cursos e de todas as atividades acadêmicas. “Estamos inovando em relação às nossas formas de agir junto à comunidade, visando ampliar nossa contribuição com o desenvolvimento da região e aproximar cada vez mais nossos cursos da realidade do exercício profissional, assegurando aos nossos estudantes uma formação mais consistente”, ressalta Poli.

Esse resultado, conforme pontua Odilon, é um esforço conjunto entre docentes, técnicos, gestão e estudantes, todos articulados em torno de um processo de planejamento estratégico. “Muito importante é a tranquilidade que isso nos proporciona. Obviamente não podemos nos acomodar e pensar que está tudo bem, pelo contrário, precisamos continuar atuando com muita determinação para que a Unochapecó continue sendo a principal referência de ensino superior em nossa região”, destaca o reitor.

Universidade
Guia do estudante