Tutoria em Educação a Distância (EAD) – 5ª Edição

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Tutoria em Educação a Distância – 5ª Edição, desenvolvido na modalidade de Educação a Distância, com ambiente virtual de aprendizagem, orientador de aprendizagem e material didático em Cd Rom.

A Educação a Distância (EaD) tem sido importante para atingir um grande contingente de alunos, dispersos em vários locais e com disponibilidade de tempo para o estudo diversa, de forma mais efetiva que outras modalidades. Desta forma, a EaD se apresenta como uma modalidade de transmissão do conhecimento e de democratização da informação.

A modalidade de Educação a Distância (EaD) já foi prioritariamente desenvolvida através de meio impresso, hoje, devido à inserção das novas tecnologias da informação e comunicação em atividades cotidianas, essa modalidade ganha um novo impulso devido à forma facilitada proporcionada pela expansão da internet, que permite formas alternativas de geração e disseminação do conhecimento. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser melhor compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. Ressalta-se nesse contexto o papel do tutor em EaD, ao qual cabe mediar o componente curricular sob sua responsabilidade, mantendo-os atentos, motivados e orientados, demonstrando domínio, além do conteúdo, das ferramentas de trabalho utilizadas na tutoria.

Dessa forma, é imprescindível a formação de tutores aptos a desenvolver cooperativamente o conhecimento, que conheçam profundamente as políticas educacionais referentes aos componentes sob sua responsabilidade, além de demonstrar constante atualização dos conhecimentos em sua área de atuação.

Neste curso serão discutido alguns assuntos pertinentes à Educação a Distância, sua trajetória no Brasil e no mundo, veremos a legislação referente à EaD e, mais especificamente, a Tutoria na EaD, como funciona, quais seus objetivos e tecer algumas reflexões a respeito dessa função que vem se destacando com a expansão da EaD no Brasil. Sendo que, nesse curso, você irá desenvolver e refletir os limites e possibilidades profissionais da Tutoria a distância e suas formas de mediação pedagógica.

Metodologia:

*Mídias:

Ambiente Virtual de Aprendizagem – MOODLE, textos em formato PDF, interação através de fóruns, mensagens postadas nos fóruns recebidas diretamente na caixa de e-mails.

*Estratégias didáticas:

Atividades para aplicação do conhecimento na área de interesse do aprendiz, realização de debates através de fóruns de discussão, feedback do professor (orientando a prática e corrigindo os erros), atividades assíncronas – as atividades não exigem horários fixos para serem realizadas.

Tem direito a certificado o cursista com freqüência igual a 100% na realização das atividades propostas, com média igual ou superior a 7,0 (sete).

Local: A distância

Período de inscrições: 29/02/2016 a 12/03/2016

* Pré-requisitos para inscrição: conhecimento básico de informática, e-mail próprio e acesso à internet.

Período de Realização: 21/03/2016 a 21/05/2016

Carga Horária: 60h

Valor(es) inscrição: Acadêmicos e funcionários da Unochapecó: 2x R$ 54,50 em folha/ mensalidade.

Público externo: 1x R$ 109,00 (boleto)

*NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO, EXCETO EM CASO DE CANCELAMENTO DO CURSO POR PARTE DA UNOCHAPECÓVIRTUAL.

Público: Interessados em geral (Professores, técnicos, alunos e público externo)

Vagas: 50 vagas

E-mail contato: unovirtual@unochapeco.edu.br