Minha Uno
Menu Busca

Observatório do Pollen firma parceria com Ministério Público de Santa Catarina

Inovação

Na última terça-feira (23/05), foi lançada de forma oficial a parceria inédita entre a comunidade acadêmica e o poder público estadual. Trata-se do termo de cooperação entre o Observatório do Pollen e o Ministério Público de Santa Catarina, pautado na divulgação de informações estatísticas da segurança pública chapecoense. O lançamento ocorreu durante o evento que celebrou os dois anos do Pollen Parque Científico e Tecnológico, e foi prestigiado pela Reitoria da Unochapecó, pelos acadêmicos e docentes do curso de Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito, e pelas equipes de inovação do Pollen e do Observatório. Um debate mediado pelo professor Cássio Marocco também marcou a apresentação da parceria.

A iniciativa tem como objetivo promover avanços na pesquisa jurídica e social, e fortalecer o combate à injustiça, impulsionando a busca por soluções legais eficazes. Os dados foram captados e checados pela 14ª Promotoria de Justiça de Chapecó, e publicados por meio do dashboard do Observatório. De acordo com o promotor Simão Baran Junior, que está à frente do processo de pesquisa e disposição dos resultados, o olhar para os dados ainda é algo inovador no Brasil. Esse movimento irá subsidiar uma mudança de foco nas políticas públicas não apenas na área do Direito, mas também na saúde, no planejamento e nas políticas de prevenção mais adequadas, voltadas à realidade local.

“É uma perspectiva grande de pesquisas e de investigações possíveis. Quando pensamos em dados, por exemplo, sobre o crescimento de homicídios em Chapecó, temos um padrão considerado europeu. E isso tem de ser levado em conta porque o nosso trabalho aqui será diferente de outros locais do Brasil. A abordagem desses dados vai se refletir diretamente nas pesquisas que os acadêmicos poderão fazer, tanto na área do Direito mas áreas afins, como saúde e ciências sociais, que poderão fazer um questionamento a partir da nossa realidade, e esse é o grande diferencial”, explica Baran.

Para a Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, professora Andrea Leite Marocco, a apresentação dessas estatísticas por meio do Observatório do Pollen é uma ação indispensável para revolucionar as pesquisas na nossa região. Por essa razão, a parceria com o MPSC é motivo de orgulho para a Unochapecó. 

“Promover pesquisas não é nada fácil. Nós trabalhamos com a ausência de dados e com a dificuldade de conseguir dados primários e estatísticas que promovam uma leitura adequada e possam gerar informações para resolução de problemas, implementação de políticas públicas e prevenção de violências que nos afligem de forma geral. Além de pesquisadores e gestores que precisam desses dados em seus trabalhos diários, nós também somos cidadãos. E nós temos um compromisso, enquanto universidade comunitária, em promover ações que fomentem a cidadania”, concluiu.

Diversas pesquisas de interesse público são realizadas pelo Observatório do Pollen. Para conhecer mais e acessar os dashboards disponíveis, basta clicar aqui!

COMPARTILHE
TAGS
Pollen parque
Parceria
Observatório
Ministério público de santa catarina
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
Inovação

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image