Minha Uno
Menu Busca

Primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem InCompany Unimed realiza formatura

Mercado

Os profissionais da enfermagem são considerados pivôs do acesso universal à saúde. Sua atividade perpassa o cuidado no contexto individual, familiar, social, político, cultural, demográfico, epidemiológico e ético, com foco no atendimento integral aos indivíduos nas diferentes fases da vida e contextos. Foi diante dessa visão que a Unochapecó e a Unimed Chapecó se uniram para desenvolver a primeira turma do curso Técnico em Enfermagem - Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, realizado de forma in company. Na última sexta-feira (4), foi realizada a formatura dos 30 novos técnicos.

A parceria entre duas instituições que visam o crescimento local, regional e nacional, visando à melhoria da qualidade de vida da sociedade, gerou uma formação técnica pautada na realidade da região, contribuindo com o desenvolvimento sustentável, a cidadania e a excelência profissional. Os novos técnicos em Enfermagem atuarão em uma região considerada um polo médico, que chama atenção pela humanização e excelente atendimento nos serviços prestados, recebendo pacientes que buscam serviços de saúde com alto padrão e complexidade.

De acordo com a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Unochapecó, professora Karen Cristina Kades Andrighi, a enfermagem é fundamentada no cuidado, que se traduz nesta prática que dá suporte à vida. Em sua fala, dirigida aos formandos, a coordenadora promoveu uma reflexão sobre as responsabilidades e fez votos de que os técnicos demonstrem a importância que a profissão tem. 

“Neste momento de conclusão do curso, é inevitável a reflexão sobre a formação. A enfermagem pode ser amplamente definida como a ciência do cuidado integral e integrador em saúde, tanto no sentido de assistir e coordenar as práticas de cuidado, quanto no sentido de promover e proteger a saúde dos indivíduos e comunidades. A Enfermagem é capaz de trazer para o cuidado conceitos como a integralidade, a clínica ampliada e a humanização. O desafio está na construção das práticas diárias que qualificam a vida. Lembrem-se de levar o nosso nome com orgulho, pois temos orgulho de ter formado vocês, zelem e respeitem muito a Unimed Chapecó”, ponderou. 

O sonho se transformou em uma realidade de excelência, conforme o Presidente da Unimed Chapecó, doutor José Pegoraro Foresti, representando também o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC). Em sua fala, ele deu destaque à grandeza histórica das duas instituições, que são determinantes para o desenvolvimento de toda a região. Diante disso, a educação continuada e a especialização são essenciais. “O processo de atendimento da Unimed Chapecó é baseado no que se realiza fora do Brasil, e com isso veio um processo de educação também novo, de revisão de todo o atendimento. Menos de 2% dos hospitais do Brasil tem a qualificação que o Hospital da Unimed Chapecó hoje tem. Esperamos que todos possam praticar a excelência que obtiveram aqui”, afirmou.

Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a formatura do curso Técnico em Enfermagem é motivo de alegria dupla para a Instituição, não apenas pelo sucesso da formação dos novos profissionais, mas também pelos fortes laços com a Unimed Chapecó. O Reitor também desejou aos técnicos uma jornada profissional plena, e lembrou que as portas da Unochapecó estarão sempre abertas.

“Nós buscamos fazer parcerias com organizações para promover esse processo de desenvolvimento, que ultrapassa a formação e nos permite dar passos mais firmes pelo crescimento da nossa região. E eis que a primeira organização que aceitou esse desafio foi a Unimed. Temos muito a agradecer à Unimed Chapecó pois esse modelo educacional inovador que a Unochapecó propõe não daria certo se não tivéssemos, do outro lado, alguém que estendesse a mão e nos desse a confiança de seguir com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Experiências. A Unochapecó é de toda a comunidade e a Unimed faz parte disso”, garantiu.

Prestigiando a formatura dos novos profissionais, também estiveram presentes o Presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo; a coordenadora de Enfermagem da Secretaria de Saúde de Chapecó, enfermeira Carise Fernanda Schneider; o vereador Nelson João Krombauer; e a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), enfermeira Cheila Karei Siega.

COMPARTILHE
TAGS
Unimed chapecó
Técnico em enfermagem
In company
Enfermagem

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image