Unochapecó firma nova parceria internacional

Texto Ana Vertuoso*

Não é novidade que a Unochapecó está sempre avançando, se adaptando e reinventando para oferecer um ensino de qualidade. Durante a pandemia, isso não parou. Mesmo com todas as mudanças dos últimos meses, a Instituição continua se dedicando à internacionalização. O mais recente resultado deste esforço foi confirmado no mês de julho, quando a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Unochapecó (Arni) firmou uma parceria com a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, de Portugal. Agora, são 37 convênios vigentes em 12 países diferentes.

O edifício central da instituição (Foto: Egas Moniz)

Localizada na cidade de Almada, a instituição é especializada na área da saúde e é referência na odontologia do país. Assim como a Uno, a Egas Moniz possui diversos projetos em sua comunidade local. Na prestação de cuidados de saúde, por exemplo, destacam-se a Clínica Dentária do campus, as Clínicas Universitárias Egas Moniz Almada e Setúbal, e a Residência Sénior Egas Moniz/Sesimbra.

Com a parceria, foram contemplados os cursos de Odontologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia da Uno. Agora, docentes e acadêmicos podem participar de pesquisas e projetos científicos conjuntos, e têm mais uma possibilidade para a realização do intercâmbio. Algo que, além de valorizar o currículo, promove uma nova visão de mundo. "O choque cultural fará com que preconceitos sejam quebrados e novas habilidades sejam desenvolvidas, tornando o indivíduo mais flexível para atuar no mercado de trabalho”, explica a analista da Arni, Liana Sonza dos Santos.

Ela salienta que essa oportunidade também pode abrir portas para o futuro acadêmico e profissional dos participantes. "Através dos contatos que fazem durante seu período de estudo, podem realizar novos projetos no futuro. A troca de conhecimento enriquece a formação do estudante em sua vida acadêmica, pessoal e profissional".

Por enquanto, por conta da pandemia, ainda não é possível realizar processos de mobilidade acadêmica. Porém, quando a situação se normalizar e critérios de segurança forem estabelecidos, os estudantes poderão se inscrever em editais disponibilizados semestralmente pela Arni. Para isso, é necessário cumprir todos os requisitos e ter integralizado ao menos 40% e no máximo 90% da matriz curricular. A duração do intercâmbios pode ser de um ou dois semestres.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Odontologia