Unochapecó prepara retomada do Escritório de Negócios e Empreendedorismo

Texto Jessica De Marco*

A pandemia por Covid-19 trouxe uma série de consequências para o mundo, além das questões que envolvem a saúde pública. Por conta do isolamento, necessário para evitar a transmissão da doença, muitos negócios estão sentindo dificuldades para se manter no mercado. Como forma de auxiliar as Micro e Pequenas Empresas neste momento, além de pessoas físicas, a Unochapecó está trabalhando na retomada do Escritório de Negócios e Empreendedorismo (ENE). A iniciativa é dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, em parceria com a Agência de Gestão da Inovação da Universidade, por meio do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.

O auxílio ocorrerá em formato de mentorias, realizadas por professores e egressos dos três cursos envolvidos, além de estudantes que atuarão como 'mentores sombra'.

“O programa de mentorias, bem como todas as outras possibilidades que o Escritório de Negócios e Empreendedorismo trará futuramente, serão alternativas importantes para que estas empresas possam sanar dúvidas, encontrar soluções viáveis para seguir com seus negócios, fazer a gestão de seus recursos e se fortalecer agora para estarem prontas para o cenário pós-pandemia”, explica um dos mentores do projeto, professor Duilio Pedro Schaefer Júnior.

Para o diretor da Agência de Gestão da Inovação, professor Rodrigo Barichello, o Escritório de Negócios e Empreendedorismo  terá um papel importante no apoio às empresas, possibilitando acessarem soluções, capacitações, orientações no desenvolvimento de seus produtos e serviços. “É mais uma iniciativa que promoverá a interação da Universidade com o setor produtivo”, acrescenta.

O reitor, professor Claudio Jacoski, lembra da importância deste apoio aos empresários, principalmente agora em um momento tão difícil para quem empreende, por conta da pandemia.

“Com esta estratégia, temos a oportunidade de fazer com que nossos estudantes e docentes tenham experiências reais do funcionamento do setor produtivo, ampliando seus conhecimentos e gerando soluções produzidas pela Universidade, e desta forma cumprindo mais uma vez com sua função social e comunitária”.

O lançamento do projeto ainda não tem data agendada, mas deverá acontecerá ainda neste semestre, de forma remota, por conta do atual cenário.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Setor produtivo