Fortalecendo a integração comunitária no assentamento Dom José Gomes (ADJG)

Descrição

A presente proposta de extensão visa ampliar a atuação no Assentamento Dom José Gomes (ADJG), uma comunidade constituída através do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que reconhece a presença e contribuição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) na conquista da terra e organização comunitária. O espaço favorece a inserção de estudantes e pesquisadores de diversos cursos, possibilitando a articulação com o ensino e pesquisa, no aprendizado numa realidade que busca construir modos de vida baseados no senso comunitário. A partir de diagnóstico já realizado, percebe-se a necessidade de intervenções focadas para o fortalecimento do espírito comunitário que vem se fragilizando na medida em que as questões da economia capitalista ganham força e espaço no cotidiano das famílias assentadas. O curso de Psicologia pelo seu comprometimento com a realidade social tem muito a contribuir através dos conhecimentos e práticas articulados com as necessidades da população auxiliando a construir a autonomia das comunidades. O Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais vem ao encontro com o projeto pois tem o objetivo de preparar profissionais de diferentes áreas para atuar na elaboração de diagnósticos de problemáticas sociais, na formulação, execução e avaliação de políticas e programas implementados por organizações públicas e privadas na perspectiva do desenvolvimento regional (UNOCHAPECO, 2016). A metodologia da observação participante, com diálogo e intervenção realizada por bolsista do projeto, estagiários das práticas de observação e estágio de Psicologia Social e Comunitária, professora coordenadora e professores colaboradores, tende a abrir outras possibilidades de articulação de atividades da graduação e pós-graduação como visita, pesquisas e estágios, inclusive de outros cursos da Unochapecó. As ações focam no envolvimento da população em atividades de grupos com foco a fortalecer a comunidade na busca de soluções de problemas e na melhora das suas condições de vida. A elaboração de produtos acadêmicos possibilita a comunicação dos resultados em eventos regionais, nacionais e internacionais.

Relevância

Construir junto com os moradores do Assentamento Dom José Gomes, iniciativas de organização na comunidade, contribuindo com a promoção do espírito comunitário como condição para o desenvolvimento sustentável e a agregação de novas práticas coletivas aproximando a universidade e integrando o ensino, pesquisa e extensão.

Nome Atividade