Webmail

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Orquestra de Câmara da Unochapecó

Descrição

Em atividade desde 2008, a Orquestra de Câmara Unochapecó, sob a Regência de Gustavo Pereira Malfatti, surgiu como atividade complementar do Coro Universitário Unochapecó, e este advindo de necessidades específicas do Grupo de Teatro Expressão Universitária - GTEU. Em consonância com o Grupo de Dança Essência, esses quatro projetos compõem o Programa de Extensão em Cultura.

Como necessidade inicial, a Orquestra contava com instrumentistas que já tinham a prática de algum instrumento, independente de qual fosse esse instrumento. No curso de seu desenvolvimento, foi-se norteando que os instrumentos que comporiam o grupo seriam os instrumentos específicos de uma orquestra de câmara tradicional. Desde essa nova diretriz, houve a necessidade de instruir novos músicos, desde as primeiras aulas de instrumento.

Estudos têm apontado para o ganho intelectual que a música pode trazer para quem a prática. Beneficio que tem chamado atenção de pessoas de todas as áreas de conhecimento. Cada participante do projeto tem buscado conexões entre sua experiência musical e suas habilidades específicas na sua profissão.

A justificativa institucional deste projeto deve-se as ações culturais desenvolvidas pela Unochapecó, as quais interferem diretamente na comunidade acadêmica e bem como na comunidade externa. Além da esfera administrativa, este projeto estabelece para suas ações a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em consonância com a filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da instituição. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas, reflexivas e culturais, buscando promover a educação plena e a formação integral do ser humano com foco na formação de profissionais que produzam conhecimento na sua área de atuação de forma desenvolta e criativa. Busca ainda, implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional.

Relevância

A Orquestra de Câmara Unochapecó tem como objetivo promover atividades culturais que impactem, surpreendam e desenvolvam esteticamente a comunidade acadêmica; e consolidar permanentemente o desenvolvimento da manifestação artística e cultural no âmbito acadêmico e na comunidade local.

Ensaios:
Sábados: Das 17h às 19h30, no Centro de Cultura e Eventos.

Ensaios individuais:
Marcados antecipadamente com o regente.

Contato:
orquestra@unochapeco.edu.br
(49) 2049 8416

Equipe

Nome Atividade
Gustavo Malfatti Pereira Coordenador do Projeto