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Categoria: Nutridicas

ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL ALIADA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

 

Uma alimentação variada e equilibrada está associadas a uma melhor saúde cardiovascular, mental e nervosa. Atualmente, ocorre um acréscimo no numero de doenças crônicas não transmissíveis na população.

 

Uma delas é a demência, um nome coletivo para síndromes cerebrais progressivas que afetam memória, pensamento, comportamento e emoção, sendo a principal causa de deficiência e dependência entre os idosos. Existem mais de 100 formas de demência, sendo a mais conhecida a doença de Alzheimer, que representa 60/70% de todos os casos.

 

Realizar uma dieta equilibrada como por exemplo a dieta MIND (um acrônimo de “Intervenção Mediterrânea-Dash para atraso Neurodegenerativo” e que forma a palavra inglesa correspondente, em português, a “mente”), traz muitos benefícios a saúde e atua na prevenção destas doenças.

 

Para auxiliar no tratamento e na prevenção destas patologias, devemos melhorar nossa alimentação, e para isso temos algumas dicas de alimentação:

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Após essas dicas, monte seu cardápio e desfrute dos benefícios de uma alimentação equilibrada.  Dê preferência aos alimentos da época, assim você estará ofertando mais nutrientes ao organismo e diminuindo o custo.

 

Nutricionista: Micheli Mayara Trentin

 

Fonte: RGnutri 2018.

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Nutridicas " A importância das Fibras"

Categoria: Nutridicas

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Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de pelo menos 25g de fibra.

A fibra é um dos componentes dos alimentos de origem vegetal, não é digerível, e consequentemente não é absorvida pelo organismo.

As fibras são classificadas em dois tipos:

Solúveis: formam géis em contato com água, aumentando a viscosidade dos alimentos parcialmente digeridos no estômago. Devido a esta função as fibras solúveis colaboram para a diminuição nos níveis de colesterol e abrandam os níveis de glicose e insulina no sangue. As fibras solúveis são encontradas nos legumes, aveia, centeio, cevada, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), alcachofra, raiz de almeirão, aspargo, farinha da casca de maracujá amarelo, e frutas, particularmente as cítricas e maçã.

 

Insolúveis: aumentam a absorção de água no intestino e reduzem o tempo de trânsito intestinal, tornando a eliminação fecal mais fácil e rápida. Elas estão presentes nos derivados de grãos inteiros, como os farelos e também nas verduras. Porém, para as fibras insolúveis atuarem na melhora do trânsito intestinal é FUNDAMENTAL o consumo de água. Caso contrário as fibras não iram melhorar o quadro de "prisão de ventre".

Fibras auxiliam na proteção cardiovascular

 Um estudo recente da revista "Time" revelou que cada aumento de 10g de fibras por dia, em média, está associado a um risco 15% menor de morte por doenças cardíacas. O estudo sugeriu que pacientes com ataque do coração se beneficiaram da adição de fibras na dieta diária.

Alimentos ricos em fibras podem combater inflamações, um gatilho potencial para ataques cardíacos, bem como manter baixos os níveis de colesterol LDL, que pode se acumular nas artérias do coração.

Fibras: nutrição para a flora intestinal

Para prevenir o déficit de fibras, é importante uma alimentação mais integral, variada e equilibrada, que contenha farelos, aveia, frutas, nozes, verduras, legumes e grãos.

A saúde começa pela alimentação e digestão adequadas, e nossas bactérias intestinais nos ajudam muito para isto. Por isso, precisamos alimentar nossa flora intestinal e garantir um funcionamento adequado do intestino.

Fontes: frutas, legumes, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha), cereais (aveia, cevada, farelo de trigo), sementes (girassol, linhaça, sarraceno, chia e gergelim) e castanhas (amêndoa, castanha do pará, castanha de caju, nozes, macadâmia – exceto amendoim).

Nutricionista: Micheli Mayara Trentin

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