Menu Busca

bebidas

Nutridicas sobre alimentação no Verão

verao

No Verão e nas férias é mais difícil manter uma dieta equilibrada devido a rotina desregrada. Algumas dicas podem auxiliar nesse período! Apesar da mudança de rotina causada pelas férias, no caso, a de verão, o calor estimula o consumo de alimentos e gelados, sendo um convite às saladas, frutas e sucos. Nesta época, preparações gordurosas como feijoada, chocolates quentes, foundues, suflês, frituras etc, não são muito bem vindas. Prefira consumir:

Sanduíches: Com pães integrais com recheios magros (como peito de peru e queijo branco, cottage, peito de frango desfiado, atum em água) e complete com salada.

Refrigerantes: Verão não combina com barriga inchada (que pode ser agravada após a ingestão de refrigerantes). Use a criatividade e prepare sucos variados como: abacaxi com hortelã, melancia com limão, laranja com morango etc. Invista, também, na água de coco e nos chás gelados.

Sobremesas: No lugar de sorvete de chocolate, creme, flocos, etc, prefira os sabores de frutas como abacaxi, morango e tangerina ou picolés de frutas (dispense as coberturas e acompanhamentos extras). A salada de frutas também é uma boa opção. Para deixá-la mais atraente, acrescente iogurte, mel ou cereais integrais no lugar do chantilly. Se estiver com vontade de comer bolos, escolha os mais simples, sem recheio e sem cobertura como: fubá, milho, cenoura e laranja.

Petiscos: No lugar de salgadinhos fritos, opte por salgadinhos assados como pão de queijo, esfiha, pois possuem menos gordura.

Carnes: Aproveite o verão para abusar dos peixes que são carnes magras e saudáveis. Ao invés de prepará-los empanados ou fritos, separe receitas assadas ou cozidas que também são gostosas e pouco calóricas.

Lembre-se quanto mais colorida e mais variada for sua alimentação menores são os riscos de desenvolver doenças e mais saudável você será!!!

Referência: RG. Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição. [S.l], 2011.

Nutricionista: Micheli Mayara Trentin

Novo Convênio

Categoria: Convênios

academia

Nutridicas

COMO CONTROLAR A COMPULSÃO POR DOCES comida

Consuma diariamente cereais integrais como: pães, arroz, macarrão, aveia, bolo...

Esses alimentos nos mantém saciados por mais tempo, contribuindo para que a compulsão por doces não apareça!

Não fique longos períodos sem se alimentar. O jejum prolongado causa uma diminuição nas quantidades de glicose no sangue, aumentando os sinais de fome e desencadeando a vontade de consumir doces!

Prefira consumir frutas, pois estas tem em sua composição a frutose que é um açúcar natural, que pode enganar a vontade de consumir doces calóricos, além de ser uma ótima fonte de fibras que auxiliam no controle da saciedade!

O triptofano que é encontrado nos alimentos como castanha do pará, banana, maçã, aveia e nos grãos em gerais, auxilia na sensação de bem estar e diminui a vontade de consumir doces!

Pratique algum tipo de atividade física, pois os exercícios liberam substâncias que causam bem estar semelhante ao que temos ao consumir doces. Procure sempre um Educador Físico para auxiliar na escolha da atividade física!

Procure ajuda de um profissional capacitado (nutricionista, psicólogo, médico) se sua compulsão alimentar por doces for muito frequente, pois esta compulsão pode ter origem na deficiência de algum nutriente ou problemas psicológicos!

Nutricionista: Micheli Mayara Trentin