10 passos para uma alimentação saudável

13/03/2012

Colegas,

O Nutridicas é um projeto desenvolvido por docentes e acadêmicos do Curso de Nutrição e através deste espaço, visa a divulgação de dicas, orientações e informações para uma alimentação adequada e saudável.

 

imagem do curso de nutrição

 

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

Faça pelo menos três refeições diárias (café da manha, almoço e jantar). Também faça dois lanches saudáveis por dia nos intervalos. Não pule as refeições e evite intervalos muito longos entre elas.

Coma devagar, em ambiente tranqüilo, mastigando bem os alimentos.

Consuma diariamente legumes e verduras preferindo-os crus ou pouco cozidos. Preferencialmente cozinhe os vegetais no vapor.

Consuma feijão e arroz cinco vezes por semana. Esse prato é uma combinação completa de proteínas e faz muito bem para a saúde.

Prefira leite desnatado, queijo branco e carnes magras. Evite frituras.

Aumente o consumo de fibras, ingerindo as frutas com casca quando possível ( maçã, uva, ameixa, pêra, caqui) e desde que higienizadas corretamente. As fibras são responsáveis pela formação do bolo fecal, previnem constipação (intestino preso).

Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces e recheados, balas, sobremesas doces e outras guloseimas.

Diminua a quantidade de sal adicionada as preparações. Prefira o uso de temperos naturais. Consumir esporadicamente alimentos enlatados, embutidos e temperos prontos.

Beba pelo menos dois litros diários de água. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10º Monte seu prato com alimentos de cores diferenciadas; quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais disponíveis.

 

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