Estudantes e professores criam grupo de pesquisa na Unochapecó

Na última segunda-feira (14/03) foi realizado o primeiro encontro do Grupo de Estudo em Relações Internacionais: Poder, Globalização e Atores, da Unochapecó. O coletivo surgiu através de uma iniciativa de professores e estudantes do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Instituição. Mais de cinquenta pessoas participaram da atividade, que ocorreu no auditório 1 do bloco R3 da Universidade, além público virtual com mais de 30 conexões, inclusive de outros estados, que acompanharam a transmissão em tempo real.

Durante o evento, foram apresentados os temas que envolvem os estudos, os componentes do grupo e discutida a metodologia de trabalho. Os integrantes compartilham uma mesma maneira de olhar para o sistema internacional, mas ele é multidisciplinar e envolve pesquisadores que desenvolvem distintas perspectivas de estudo. As principais áreas de pesquisa são eixos temáticos que fundamentam os trabalhos de reflexão e que dialogam constantemente. Os primeiros temas a serem estudados são: “Atores internacionais e seus protagonistas na sociedade em rede”, “Globalização e desenvolvimento” e  “O Poder e seu exercício: a governança e a autoridade”.

unoDe acordo com a estudante do 9º período de direito e pesquisadora do grupo, Naína Tumelero, os estudantes participaram ativamente desta construção, que os aproxima de temas atuais e relevantes em nível internacional e seus impactos na nossa realidade. “Foi um momento muito proveitoso e interessante para a universidade, especialmente porque o grupo será amplo e interdisciplinar, abrangendo inclusive pesquisadores de outras universidades, abrindo portas para os acadêmicos da Uno”.

Como forma de ampliar os conhecimentos dos  participantes fora da sala de aula, o grupo visa formar conhecimentos críticos, alicerçar diálogos e debates, e incentivar a produção de pesquisas em monografias, dissertações e teses. Também, pretende agregar os docentes e discentes da graduação e da pós-graduação da Unochapecó em torno de debates políticos internacionais, bem como estruturar um ambiente acadêmico capaz de produzir livros e artigos de qualidade. “Mediante esses estudos, pretende-se preencher lacunas científicas sobre tais temáticas, especialmente porque existe pouca bibliografia a respeito no país”, comenta a estudante.

Estudantes, professores e egressos de qualquer curso da Unochapecó, que se interessam em promover pesquisas em Relações Internacionais, podem participar do grupo. Como as reuniões são abertas e transmitas em tempo real pelo YouTube, toda a comunidade de Chapecó e de outros estados do Brasil, também podem colaborar. Os próximos encontros vão ser agendados de acordo com a disponibilidade dos integrantes de cada tema a ser pesquisado, e serão divulgados no blog do Grupo, juntamente com avisos e atualizações.

Relações internacionais
pesquisa