Unochapecó promove evento para conscientização sustentável

Texto Ícaro Colella*

Considerando que o mês de setembro marca a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Cúpula das Nações Unidas, a Unochapecó organiza uma atividade diferenciada para marcar a próxima terça-feira (24/09), intitulada como Dia D de Ação Global. Para disseminar as ideias sustentáveis, a programação será dividida em dois momentos, que envolvem Ecopontos para recolhimento de resíduos/materiais descartáveis e também uma atividade de orientações sobre os ODS para as crianças.

Os Ecopontos servirão para coleta de vidro, eletroeletrônicos, metais, plásticos, tampas, lacres, caixa de leite, roupas, calçados e óleo de cozinha. A atividade tem como parceiros o aplicativo Moeda Verde e a Empresa REC, aos quais serão destinados os materiais. Na segunda atividade serão atendidas escolas, num total de quatro turmas para a sensibilização sobre a temática ODS com o público infantil.

A Unochapecó, enquanto signatária dos Objetivos, pensou nesta ação juntamente com o Grupo de Multiplicadores de Boas Práticas, composto por funcionários da Instituição e organizado a partir da Comissão Interna ODS. Segundo a técnica de extensão da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP) e integrante da Comissão Interna, Graciela Novakowski, o movimento ODS Santa Catarina realiza a campanha de setembro todos os anos, para comemorar a adesão do Brasil a um importante documento chamado 'Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030'.

A temática deste ano é '17 Formas de Melhorar a Vida'. O objetivo com esta campanha é mostrar como cada pessoa, no seu dia a dia, pode implementar algumas das ações sustentáveis, de forma simples e assertiva. A atividade também é um convite à reflexão e uma chamada para a ação.

Graciela destaca que a atividade da ação global foi pensada pelo Grupo de Multiplicadores da Uno e se transforma em uma nova experiência de difusão do conhecimento. "Este grupo recebe capacitações relacionadas à práticas sustentáveis dos ODS, compartilhando ações que podem ser adotadas e replicadas em nosso trabalho e vida cotidiana. Isso contribui diretamente nos indicadores dos ODS, visto que somos uma Universidade signatária”, finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Ods unochapeco