Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Arquitetura e Urbanismo na Uno

A matriz curricular inovadora, voltada a novas tecnologias, é apoiada em ferramentas digitais atuais, a partir do uso de softwares diversos e laboratórios diferenciados. O curso oportuniza a participação em congressos, promove viagens de estudos e realiza atividades práticas como workshops e oficinas. Em ateliês são desenvolvidas as disciplinas de Projeto de Paisagismo, Projeto Arquitetônico e Planejamento Urbano. O curso mantém um núcleo de pesquisa em Reestruturação Urbana em Cidades Médias, vinculado a uma rede de pesquisadores latino-americana, além de três grupos de   pesquisa: Grupo Cidades: cultura, urbanização e desenvolvimento; GRUA – Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada em Engenharia e Arquitetura; e Grupo PIACE – Projeto Integrado do Ambiente Construído e Energia.

Perfil do Profissional

O Arquiteto e Urbanista atua em diferentes áreas que vão desde o projeto e execução de obras, seja ela residencial, comercial, industrial ou de interesse social. Desenvolve habilidades interdisciplinares que partem do projeto de interiores, projeto de paisagismo até campos mais específicos como conforto ambiental e térmico, conservação e preservação de patrimônio histórico e cultural, design gráfico, projetos de acessibilidade, comunicação visual e consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras. Na área de urbanismo, atua no  planejamento físico e regional das cidades  incluindo loteamentos, parques, praças e bairros, com vistas à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura e Urbanismo encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil. A demanda, neste caso, engloba principalmente projetos e execução de  obras, acompanhamento de reformas,  arquitetura de interiores, paisagismo e orçamentos. Além disso, o setor público também tem aumentado a procura por arquitetos, os quais são responsáveis  pelo planejamento e urbanização das cidades, demandas por habitação, infraestrutura e mobilidade.

  • Bacharelado
  • 5 ANOS (3960 horas)
  • NOTURNO
  • CAMPUS CHAPECÓ
  • CPC: Conceito 3
  • IGC: Conceito 3

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

O curso tem aulas desenvolvidas em laboratórios de Pronto 3D, Processos Colaborativos em Projeto - Wikiproj, Conforto Ambiental, Informática Aplicada, Topografia e Geoprocessamento, Materiais e Construção Civil, Instalações hidrossanitárias e elétricas, além do laboratório de estruturas, saneamentos e meio ambiente, e também nos ateliês de Projeto e Desenho.

  • Laboratório Pronto 3D

  • Biblioteca

  • CNC Router no Laboratório Pronto 3D

  • Biblioteca Digital

  • Laboratório Wikiproj

  • Auditório

  • Laboratório Wikiproj

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Laboratório Wikiproj

  • Rede de Inovação

  • Laboratório de Tecnologia do Concreto e Resistência dos Materiais

  • Laboratório de Tecnologia do Concreto e Resistência dos Materiais

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Laboratório de Tecnologia do Concreto e Resistência dos Materiais

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 600337 | Requisitos: 0

Universidade e seus significados. Universidade Comunitária. A Unochapecó no contexto universitário. Reconhecimento dos espaços universitários. A construção do projeto profissional e as diretrizes curriculares. Introdução à Extensão Universitária. Pensamento crítico e o ser universitário. Investigação sobre a profissão do arquiteto e urbanista, seus campos de atuação e o mercado de trabalho atual e perspectivas futuras. Formação em Arquitetura e urbanismo: a articulação entre ensino, pesquisa e a extensão universitária. O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó e seu Projeto Pedagógico.

Código: 1010450 | Requisitos: 0

Área de figuras planas. Relações trigonométricas no triângulo retângulo e em triângulos quaisquer. Volume de sólidos. Vetores. Cônicas.

Código: 6040091 | Requisitos: 0

Noções de geometria solar e relação com o terreno e com o edifício. Caracterização climática do sítio. Estratégias bioclimáticas e diretrizes construtivas para a região. Dimensionamento mínimo de aberturas para iluminação e ventilação de ambientes. Ventilação. Ergonomia e dimensionamento de ambientes. Noções de sustentabilidade na arquitetura.

Código: 6040092 | Requisitos: 0

As formas da natureza e formas construídas expressas através do desenho de observação e croquis à mão livre. Técnicas de expressão gráfica em preto e branco e tons de cinza. Proporção. Composição. Luz e sombra. Texturas e volumes.

Código: 600336 | Requisitos: 0

Introdução ao desenho técnico e desenho arquitetônico. Produtos gráficos nas diferentes fases do projeto de arquitetura. Modelagem tridimensional. Desenho auxiliado por computador. Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Projeções ortogonais.

Código: 600338 | Requisitos: 0

Tipologia: arquitetura efêmera. Projeto arquitetônico em nível de anteprojeto conforme normativas brasileiras. Introdução à metodologia de projeto. Elementos e princípios de composição, materiais e linguagens de projeto, gramática da forma (plástica, volumetria, escalas, luz e sombras, ritmo, harmonia e composição). Teoria da Gestalt. Noções gerais da estética aplicada ao espaço da arquitetura. Percepção espacial. A correlação da forma e função do projeto.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 600340 | Requisitos: 1

Tipologia: edifício de pequeno porte com baixa complexidade de programa arquitetônico. Aplicação de processos criativos. Metodologia de pesquisa e projeto arquitetônicos. Elementos, formas, volumes e composição em arquitetura. Metodologia de partido e projeto arquitetônico. Flexibilidade funcional. Acessibilidade. Proposta de projetos com ênfase nos aspectos plástico-formais em nível de anteprojeto. Relação com o Entorno: Integração no meio urbano imediato e compreensão da escala do bairro e suas determinantes. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

Código: 600341 | Requisitos: 0

Técnicas de expressão gráfica híbridas mesclando técnicas manuais e digitais de desenhos em duas e três dimensões de arquitetura e urbanismo. Teoria das cores e pigmento. Identidade visual e composição. Diagramação visual de pranchas/painéis e selo artístico.

Código: 600343 | Requisitos: 1

Introdução e conceituação dos sistemas CAD (Computer aided design) e BIM (Building Information Modeling). Modelagem do edifício e de detalhes construtivos. Representação técnica bidimensional a partir do modelo geométrico digital. Modelagem paramétrica de objetos. Renderização e animação.

Código: 6040093 | Requisitos: 0

Introdução ao estudo da Topografia: conceitos, objetivos e aplicações. Automação topográfica. Altimetria. Curvas de nível. Perfil, greide e declividade. Terraplenagem e movimentação de terra. Modelagem 3D do terreno.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 600344 | Requisitos: 1

Percepção de Lugar. A paisagem e sua conformação: conceito, aspectos sociais, históricos, culturais, econômicos e físicos. Compreensão da paisagem: técnicas e métodos de levantamento e interpretação dos espaços livres com ênfase para a percepção ambiental. A composição da paisagem construída: legislação urbana e seus parâmetros de desenho da paisagem.

Código: 600346 | Requisitos: 4

Residência Unifamiliar com no mínimo dois pavimentos. Baixa complexidade de programa arquitetônico incluindo antropometria, edifício de pequeno porte. Fatores fundamentais na concepção do projeto: funcionais, psicossociais, econômicos e culturais, equacionados às exigências ambientais, técnicas, estéticas e legais. Ergonomia trabalhada em conjunto com a disciplina de Arquitetura de Interiores I. Metodologia de projeto utilizando a Prototipagem Rápida e Fabricação digital como experimentos formais durante o processo de projeto. Relação com o Entorno: Integração no meio urbano imediato e compreensão da escala do bairro e suas determinantes. Relação do edifício com o lote. Solicitação estrutural em nível mediano com até três pavimentos e diferentes níveis. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

Código: 600347 | Requisitos: 0

Evolução da arquitetura de interiores e do mobiliário. Ambiente e comportamento. Antropometria, ergonomia e acessibilidade. O espaço interno e os elementos de projeto. Mobiliários e equipamentos. Luz e cor. Metodologia de projeto de interiores. Projeto de arquitetura de interiores: o espaço interno. Componente curricular associado à Projeto arquitetônico: Residência unifamiliar.

Código: 6040094 | Requisitos: 1

Conceitos de modelo, maquete e protótipo. Fabricação digital (FD). Prototipagem rápida (PR). Modelagem paramétrica. Tipos de materiais. Tecnologias de digitalização 3D. Geometria Descritiva Aplicada.

Código: 6040095 | Requisitos: 0

Tipologias em arquitetura. Processo de projeto: conceito, diretrizes projetuais e partido. Relações Espaciais. Análise formal, conceitual e espacial das edificações. Princípios de composição. Proporção e escala.

Código: 6040096 | Requisitos: 0

Funcionamento das estruturas e seus esforços. Morfologia e classificação de elementos estruturais. Noções de pré-dimensionamento. Introdução ao projeto de estruturas e emprego dos principais sistemas estruturais.

Código: 6040097 | Requisitos: 2

Teorias e metodologias de intervenção em arquitetura paisagística contemporânea. Técnicas e métodos de análise e levantamento. Composição da paisagem: elementos, características e espécies vegetais. Intervenção paisagística de pequenas dimensões com detalhamento executivo.

Código: 6040098 | Requisitos: 1

Técnicas e métodos de levantamento e interpretação dos espaços urbanos com ênfase para a percepção ambiental. Teorias de desenho urbano e metodologias de estudos de caso acerca de projetos para espaços livres urbanos. Noções sobre intervenção e composição dos espaços urbanos: escala, proporção, inserção de objetos arquitetônicos no entorno, elementos construídos e não construídos da paisagem. Técnicas de representação gráfica em desenho urbano. Proposta para espaço livre (praça, parque) em grau médio de complexidade quanto: à escala para atendimento de bairro/unidade de vizinhança; às condições físico-topográficas do sítio de intervenção e a adequação à acessibilidade universal; à variedade de relações socioeconômicas. Anteprojeto com ênfase para o conceito e memorial justificativo com detalhamentos/especificações.

Código: 600348 | Requisitos: 1

Estudo do edifício institucional de médio porte com média complexidade de programa arquitetônico. Complexidade do projeto: Resolução Térmica ¿ conforto térmico no ambiente construído: materiais, conceitos e estratégias bioclimáticas. Ventilação natural, insolação, condicionamento de ar e conservação da energia. Projeto em nível de anteprojeto com exigência mínima de detalhes para execução. Metodologia: Este projeto deve estar integrado com a disciplina de Conforto Ambiental: Térmico e trabalhar com laboratório de Conforto Ambiental para estudos de partido e forma. Relação com o Entorno: análise da relação do edifício institucional com o meio urbano próximo para uma demanda de bairro. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó. Solicitação estrutural de nível mediano.

Código: 6040099 | Requisitos: 1

Morfologia e classificação de elementos estruturais. Vínculos estruturais. Ações e reações. Esforços solicitantes e relações diferenciais. Diagramas de esforços solicitantes. Centro de gravidade, momento estático e momento de inércia.

Código: 6040100 | Requisitos: 1

Exigências humanas quanto ao conforto térmico. Desempenho térmico da edificação. Bioclimatologia. Zoneamento bioclimático brasileiro. Geometria solar e projeto de proteções solares. Eficiência energética e etiquetagem de edificações. Noções de simulação de desempenho térmico. Sustentabilidade. Noções de climatização artificial. Projeto de arquitetura bioclimática. Componente curricular associada a Projeto Arquitetônico: Institucional.

Código: 6040101 | Requisitos: 1

Conceitos de geotecnologia, geoprocessamento e georreferenciamento. Definições de cartografia e de mapas temáticos. Introdução e definição de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), principais características e comparação com outros sistemas de geoprocessamento. Aplicações de um SIG, com ênfase nas áreas de planejamento urbano e regional. Métodos para obtenção de base cartográfica. Obtenção de dados a partir de outros sistemas de georreferenciamento (CAD). Georreferenciamento de imagem satélite. Elaboração de banco de dados georreferenciados. Elaboração de mapas temáticos e desenvolvimento de análises, com ênfase para o uso e ocupação do solo urbano.

Código: 6040102 | Requisitos: 1

O processo de projeto em arquitetura: a criatividade, o processo e os métodos, o programa arquitetônico, maquetes e modelos, gramática da forma, parametrização, prototipagem rápida, fabricação digital, BIM. A tomada de decisões em projetos de arquitetura em diferentes métodos e processos.

Código: 6040103 | Requisitos: 18

Estudo crítico da arquitetônica e urbana na civilização ocidental, desde a Antiguidade Clássica até a atualidade, com ênfase para o período histórico a partir das Vanguardas Modernistas. Contextualização dessa produção sob os aspectos sociais, estéticos e filosóficos de cada época. Compreensão de características formais, tipológicas, construtivas e tecnológicas e estruturais. História da Arte.

Código: 6040104 | Requisitos: 18

Desenho Urbano: Parcelamento do solo ¿ projeto de um loteamento. Análise de condicionantes do sítio, qualificação ambiental, legislação, infraestrutura urbana, custos de urbanização e densidade habitacional. Inserção de projeto arquitetônico de conjunto habitacional em nível de anteprojeto, com edifício de quatro pavimentos e programa de necessidades de média complexidade. Modalidades e soluções espaciais de projetos de interesse social, especialmente da habitação. Variáveis físico-ambientais, socioeconômicas, técnicas e funcionais. Relações de vizinhança. Espaços e equipamentos de uso coletivo. Solicitação estrutural ¿ nível mediano de solicitação estrutural trabalhando paralelamente com a disciplina de Sistemas Estruturais. Alvenaria estrutural. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

Código: 6040105 | Requisitos: 18

Tensão. Deformação. Relação tensão-deformação. Tração e compressão. Flexão. Cisalhamento. Torção. Deslocamentos em vigas. Instabilidade de barras.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 6040106 | Requisitos: 18

Elementos da ciência dos materiais na construção civil, normatização dos materiais, generalidades e características dos materiais e seu emprego em revestimentos, esquadrias e fechamentos, proteções e vedações, coberturas, acabamentos; desempenho de dilatação e retração entre os materiais e sistemas construtivos, interfaces entre sistemas e materiais construtivos e seus detalhamentos.

Código: 6040107 | Requisitos: 18

As mudanças paradigmáticas no urbanismo mundial e nacional e as suas críticas. A interface entre o planejamento e o projeto e a paisagem urbana. Metodologia de pesquisa, levantamento, análise e desenvolvimento projeto para a escala setorial/bairro.

Código: 6040108 | Requisitos: 18

Edifício de médio a grande porte de uso coletivo com grande vão e solicitações acústicas compreendendo conceitos, materiais e técnicas de acústica arquitetônica a nível de anteprojeto com detalhamentos construtivos. Complexidade média a alta de programa de necessidades. Aplicação de materiais que proporcionem grandes vãos. Soluções de interfaces e desempenho dos sistemas construtivos e estruturais. Metodologia: trabalhar em conjunto com a disciplina de Conforto Ambiental: Acústico e em parceria com professores de apoio em Sistemas Estruturais e Conforto Ambiental. Relação com o Entorno: Integração no meio urbano imediato, avaliação de impacto na paisagem e mobilidade urbana. Solicitação estrutural de alto nível de complexidade. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

Código: 6040109 | Requisitos: 18

Técnicas e processos construtivos em sua execução no canteiro de obras.

Código: 6040110 | Requisitos: 18

Análise e crítica da produção arquitetônica e urbanística do Brasil e da região oeste de Santa Catarina, desde a colonização até a contemporaneidade.

Código: 6040111 | Requisitos: 18

Aços estruturais e suas características. Perfis estruturais metálicos e suas aplicações. Vigas, pilares e treliças. Tipos de ligações. Acabamento de superfícies metálicas. Sistemas estruturais em aço e seu emprego na arquitetura: coberturas, estruturas modulares, edifícios.

Código: 6040113 | Requisitos: 18

Materiais e componentes empregados nas instalações hidráulicas e sanitárias prediais. Dimensionamento de sistemas hidráulicos prediais de água fria, água quente e águas pluviais.

Código: 6040114 | Requisitos: 18

Conceitos básicos relativos às propriedades e comportamento do som. Aspectos subjetivos com relação às sensações e exigências humanas. Transmissão, reflexão e absorção do som. Acústica de salas. Reverberação. Auditórios e teatros multifuncionais. Controle do ruído. Isolamento e isolação acústicos. Desempenho acústico de edifícios. Acústica ambiental e ruído comunitário. Normas referentes ao conforto acústico e ao controle do ruído. Projeto de teatro ou auditório multidisciplinar: conceituação, cálculo e simulação. Componente curricular associada a Projeto Arquitetônico: grandes vãos.

Código: 6050012 | Requisitos: 29

Conceitos e teorias do planejamento urbano e regional com ênfase na questão ambiental, no desenvolvimento sustentável, nas legislações, nas políticas e nos desafios contemporâneos para redução dos impactos das urbanizações. Metodologias de planejamento e gestão urbano e regional.

Código: 600349 | Requisitos: 29

Edifícios Verticais. Projetos de edifícios residenciais e/ou comerciais em altura, de uso coletivo. Programa arquitetônico de média complexidade. Enfoque as questões estruturais, sistemas prediais (lixo, incêndio, gás, instalações hidráulicas e elétricas, telefonia e ar condicionado), métodos construtivos. Anteprojeto. Metodologia: Trabalhar associadamente com as disciplinas de Concreto Armado I, Instalações Prediais Elétrica e Instalações Prediais: Hidrossanitário assim como com a disciplina de Coordenação de Projetos que deverá auxiliar na compatibilização de todos esses projetos. Relação com o Entorno: Integração no meio urbano imediato, impacto na paisagem e mobilidade urbana. Solicitação estrutural ¿ nível médio a alto de complexidade. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

Código: 600350 | Requisitos: 29

Introdução a gestão de projetos. Colaboração e comunicação. BIM (Building Information Modeling): tecnologias e processos aplicados a coordenação de projetos de edificação. Apresentação e discussão sobre os principais softwares de arquitetura, estrutura, instalações, climatização, gerenciamento de projetos e orçamento de obras. Projeto integrado.

Código: 6040115 | Requisitos: 29

Propriedades do concreto e do aço. Levantamento de cargas em uma estrutura. Dimensionamento de elementos de concreto armado sujeitos a flexão (Vigas, Escadas, Lajes maciças e Treliçadas). Dimensionamento de vigas de concreto armado submetidas ao esforço cortante. Aderência e ancoragem das armaduras. Detalhamento de Vigas, Lajes e Escadas de concreto armado. Conceitos gerais em lajes nervuradas, protendidas, alveolares e pré-fabricadas.

Código: 6040117 | Requisitos: 29

Conceitos de tensão elétrica, intensidade de corrente elétrica e potência elétrica. Condutores elétricos. Comandos. Tomadas. Aterramento. Circuito. Disjuntores. Quadros elétricos. Eletrodutos. Alimentação monofásica e trifásica. Projeto de instalações elétricas prediais em baixa tensão.

Código: 6040118 | Requisitos: 30

Dimensionamento e detalhamento de sistemas de tratamento de efluentes domiciliar. Sistemas sustentáveis. Definições e generalidades das instalações prediais de combate a incêndio e gás liquefeito de petróleo. Elaboração e detalhamento do projeto hidrossanitário compatibilizado.

Código: 6040119 | Requisitos: 36

Conceitos fundamentais à conservação e ao restauro: patrimônio arquitetônico, histórico e cultural; identidade; conservação e restauro, revitalização e reconstrução. Teoria e história da conservação e do restauro. Valores envolvidos na preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico. Tendências contemporâneas de intervenções em obras de interesse histórico-cultural. Legislação de proteção do patrimônio arquitetônico e urbanístico. Análise e crítica de intervenções em edifícios, conjuntos e/ou sítios de valor histórico-cultural. Estudo preliminar de intervenção em edifício, conjunto e/ou sítio de valor histórico-cultural.

Código: 6040120 | Requisitos: 36

Projeto de edifícios multifuncionais e públicos, com usos coletivos a nível de anteprojeto. Projeto de alta complexidade funcional. Conforto Lumínico. Técnicas, equipamentos e instalações especiais. Técnicas construtivas, custos e construtibilidade. Lançamento de elementos estruturais. Metodologia: Análise de estudos de caso com tipologias contemporâneas da temática. Trabalhar em conjunto com a disciplina de Conforto Ambiental: Lumínico. Relação com o Entorno: Integração no meio urbano imediato, entendimento da cidade e suas determinantes. Solicitação estrutural de alta complexidade. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

Código: 6040121 | Requisitos: 36

Conceitos de projetos de interiores e sua relação com uso e função. Materiais e elementos construtivos. Luminotécnica. Mobiliário: materiais e detalhamento. Ambientação final. Compatibilização de projetos e coordenação de equipes. Cronograma de execução. Projeto executivo de arquitetura de interiores: o espaço e seus elementos. Componente curricular associada à Conforto Ambiental: Lumínico.

Código: 6040122 | Requisitos: 36

Dimensionamento e detalhamento de pilares sujeitos à compressão centrada e Flexão normal composta. Introdução à mecânica dos solos conceituando os tipos de solos para construção civil. Conceito, tipologia e critério de escolha de fundações em geral; Dimensionamento e detalhamento de fundações tipo sapatas isoladas. Lançamento de estrutura em edifício vertical.

Código: 6040123 | Requisitos: 36

Metodologia para desenvolvimento de caderno de encargos. Especificações de materiais e métodos executivos das diversas etapas do empreendimento. Custos diretos e indiretos da construção civil. Levantamento de quantitativos e custos unitários. Procedimentos de utilização de planilhas referenciais nacionais. Elaboração de planilha orçamentaria e Cronograma físico financeiro da obra. Elaboração de proposta orçamentaria e desenvolvimento de demonstrativo de Benefício e Despesas Indiretas (BDI).

Código: 6040124 | Requisitos: 36

Iluminação natural e artificial na arquitetura. A luz como componente do espaço. Conceitos físicos fundamentais. Visão, percepção e exigências humanas referentes à iluminação. Luz natural: fontes, sistemas e conceitos; aspectos qualitativos e critérios de projeto. Luz artificial: fontes, luminárias e controles. Normas brasileiras referentes à iluminação natural e artificial. Iluminação e eficiência energética na arquitetura. Modelos físicos e computacionais para estudos da iluminação natural e artificial. Projeto luminotécnico: conceituação, cálculo e simulação. Componente curricular associada a Projeto de Interiores II.

Código: 6040125 | Requisitos: 42

Adequações e reformas de centro urbano e em edificações nele inseridas. Adequações de edificações e espaços degradados pelo tempo ou pela má conservação, com ênfase para o conforto térmico-acústico, acessibilidade, novas tecnologias, eficiência energética, novos sistemas de comunicação e segurança. Compatibilização da construção com as atuais legislações urbanas e respeito ao patrimônio construído. Metodologia: Instrumentos e ambientes. Internet, extranet e intranet. Metodologias e estratégias organizacionais para projetos integrados e colaborativos. Coordenação de projetos. Estudo de caso de projetos de alto grau de controle de atividades e de orçamentos envolvendo equipes multidisciplinares. Desenvolvimento de projeto de forma colaborativa utilizando recursos da tecnologia da informação e comunicação. Normativas Brasileiras, Código Municipal de Obras e Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Chapecó.

Código: 6040126 | Requisitos: 48

Desenvolvimento de pesquisa, levantamento e reflexão na área de arquitetura e de urbanismo com enfoque em temáticas vinculadas à formação profissional que visem a estruturação e organização do Trabalho de Conclusão em Arquitetura e Urbanismo.

Código: 9000274 | Requisitos: 0

A ementa será definida pelos colegiados dos cursos, no semestre precedente da oferta. Obs.: Os Tópicos Integradores são componentes curriculares dos cursos, voltados para reforçar a interdisciplinaridade e a correção de lacunas existentes no processo de aprendizagem da formação do estudante do curso específico. Sendo cumpridas através de módulos, com conteúdos definidos por avaliação-diagnóstica dos estudantes, observado a regulamentação expedida pela Instituição.

Código: 6040127 | Requisitos: 29

Desenvolvimento de atividades de aprendizagem profissional em situações reais, visando o aprimoramento de habilidades relativas à formação do arquiteto urbanista no que tange a vivência e experiência no acompanhamento da execução de obras de construção civil.

Código: 6040128 | Requisitos: 0

Código: 6040129 | Requisitos: 53

Desenvolvimento de projeto de arquitetura e urbanismo.

Código: 60200356 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 6040130 | Requisitos: 0

Código: 80250354 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 6040131 | Requisitos: 1

Simulação computacional para análise de desempenho térmico e energético de edificações.

Código: 6040132 | Requisitos: 0

A ser definida em colegiado

Código: 6040133 | Requisitos: 0

Desenvolvimento de viagem com roteiro a ser definido em projeto específico.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

COORDENAÇÃO

Ana Laura Vianna Villela

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus