Webmail
Menu Busca
Extensão

Programa Centro de Atendimento à Comunidade - CAC Chapecó

Descrição

O Centro de Atendimento à Comunidade – CAC é um Programa de Defesa e Garantia de Direitos, prestado pela Unochapecó, a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, que serão atendidos nos âmbitos social, jurídico e psicológico, de acordo com a demanda de cada situação. Os atendimentos podem ser individuais ou coletivos, a partir das seguintes ações: Serviço Socioassistencial, Serviço de Mediação Familiar, Serviço de Informações sobre Direitos e Cidadania - PECJur e Serviço de Atendimento Psicológico.

A acolhida e o agendamento são realizadas nas segundas-feiras, das 8h às 11h, por profissionais das áreas do Serviço Social, Direito e Psicologia.

Horário de atendimento: segundas às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Endereço: Avenida Porto Alegre, n° 331-D, Centro, Chapecó/SC.

Contato:
Coordenação: Ana Karina Brocco
Psicólogo:
Assistentes Social:
E-mail: cac_chapeco@unochapeco.edu.br
Telefone: (49) 33234773

Relevância

Serviço Socioassistencial

O Serviço Socioassistencial realiza atendimentos para indivíduos e/ou famílias. O Serviço é desenvolvido por um assistente social, um psicólogo e um advogado, através de triagens, encaminhamento de casos e acompanhamento interdisciplinar e/ou individual, de acordo com cada situação.


PECJur

O Serviço de Informações sobre Direitos e Cidadania - PECJur atua na área de direitos humanos e justiça, visando levar a informação e a orientação jurídica a toda a sociedade como uma forma de exercício da cidadania. Nesse sentido, são desenvolvidas atividades em escolas, associações de bairros, organismos de representação popular, entidades e instituições públicas e privadas da sociedade civil, entre outras. A finalidade é difundir informações e orientações jurídicas no âmbito social por meio de palestras, atividades lúdicas, consultas individuais, distribuição de informativos, etc. O Serviço acredita na informação como forma eficaz na prevenção das mazelas sociais e na orientação como promotora da efetivação dos direitos dos indivíduos.



Serviço de Mediação Familiar

É um serviço prestado pela Unochapecó em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Atende pessoas que necessitam solucionar questões que envolvem o direito das famílias. No Serviço de Mediação Familiar, os atendimentos são realizados por profissionais e bolsistas das áreas de Serviço Social, Direito e Psicologia da Unochapecó, com objetivo de mediar as relações familiares, promovendo o acesso à justiça, estimulando a autonomia e o protagonismo dos sujeitos na transformação do conflito. O Serviço de Mediação Familiar trabalha numa metodologia dialógica/participativa, que consiste em reunir as pessoas em conflito e, por meio de um atendimento interdisciplinar, busca-se restabelecer a comunicação e (re)significar o conflito, primando pela participação ativa e co-responsabilização dos sujeitos envolvidos. Os acordos firmados têm validade legal e, além de permitirem o acesso à justiça de forma mais rápida, estimulam uma cultura de paz, através da construção de soluções duradouras aos conflitos existentes.

Serviço de Atendimento Psicológico

Realiza atendimento psicológico para diferentes modalidades e para diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Os atendimentos ocorrem principalmente na modalidade de grupo, semanalmente. Também são realizadas ações de apoio à rede de atendimento, acompanhando, fomentando debates, participando na discussão sobre as práticas, auxiliando na discussão de ferramentas para construção da intervenção de casos, entre outras.

Equipe

Nome Atividade