Universidade recebeu calouros do semestre com atividades de integração e conhecimento

Geral

A Unochapecó iniciou, nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, as atividades do primeiro semestre letivo de 2014. Para receber os novos estudantes a universidade, através do Metamorfose, preparou uma programação de integração e reconhecimento dos espaços do campus e conceitos da instituição. As primeiras turmas a receberem a equipe foram os cursos de Engenharia Elétrica, Design Visual e Design de Moda. O projeto, mantido desde 2004, se configura como uma alternativa diferenciada de recepção, abolindo os constrangedores trotes.

O Metamorfose é coordenado pelo Atento (Divisão de Apoio ao Estudante), com o apoio de alunos do curso de Psicologia. Entre as ações realizadas, estão a apresentação e interação dos calouros, através de técnicas interativas e reflexivas, e o contato com os veteranos, através do “apadrinhamento”. Os novos acadêmicos também são levados para um passeio orientado no campus, para conhecer os principais espaços. Na atividade, os estudantes recebem informações sobre o funcionamento e a estrutura da instituição, como o Atento, bolsas de estudo, Central de Soluções (SOL), Minha Uno (protocolo digital) e o conceito de Universidade Comunitária.

Conforme a psicóloga do Atento, Roberta Forchesatto, todo semestre a equipe se reúne para avaliar as atividades que foram desenvolvidas e a partir daí elas são qualificadas de acordo com a necessidade. “As informações são sempre atualizadas, mas a essência continua a mesma, que é aproximar, acolher e orientar os estudantes.” Neste ano, a novidade foi a apresentação dos vídeos que tratam sobre a transformação na educação no mundo e na Unochapecó. Segundo Roberta, cada ação é pensada para que seja uma experiência dinâmica para os calouros. As informações institucionais, por exemplo, foram transformadas em um quiz. “Eles são divididos em grupos e desenvolvem um jogo de verdadeiro ou falso, depois nós repassamos as informações corretas”, completa.

foto

Foi uma surpresa para o estudante Bruno Ferraz, do primeiro período de Engenharia Elétrica, a forma como foi recebido no seu primeiro dia de aula. “Achei muito legal a iniciativa, é um meio interessante de conhecer melhor a universidade e também de interagir com os novos colegas”, complementa. Para Bruno, a interação entre a turma é o ponto mais positivo do Metamorfose, pois possibilita que comecem a se conhecer e fazer amizades. “Eu imaginava que o meu primeiro dia na universidade seria diferente, só comprimentos e apresentações, bem mais chato que isso”, brinca ele. A atividade deixou o estudante animado para dar início a um ano de muito estudo e novas responsabilidades.

foto

A estudante Gabrieli Mainardi Fagundes, do primeiro período de Design de Moda, já havia tido outra experiência em universidade, e achou a recepção da Unochapecó bastante diferente e criativa. “Foi bem divertido e dinâmico, uma atividade produtiva em relação à interação que ajuda a perder aquela timidez do primeiro contato”, destaca. Sua colega Ana Cláudia Venâncio, também iniciando a graduação em Design de Moda, achou importante a integração com o curso de Design Visual na mesma atividade, já que as turmas terão disciplinas compartilhadas e uma troca de conhecimentos durante a faculdade.

Como símbolo da transformação, que marca esta nova fase da vida dos acadêmicos, cada aluno recebe uma camiseta do Metamorfose, que além de identificar os calouros também serve de recordação deste primeiro contato com a universidade. Até o dia 26 de fevereiro todas as turmas ingressantes dos mais de 40 cursos de graduação devem ser atendidas pelo projeto. As fotos das atividades realizadas com cada turma podem ser acompanhadas no Fotolog do Atento.