Qual pós-graduação fazer em Enfermagem?

A área da saúde é muito ampla.

02/02/2022
Por: Unochapecó
Qual pós-graduação fazer em Enfermagem?

A área da saúde é muito ampla. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual pós-graduação em Enfermagem desejam fazer. 

Se você está procurando uma especialização nessa área, mas faz parte desse grupo que ainda não decidiu qual especialidade quer seguir, neste texto vamos falar dos cursos de pós em Enfermagem mais procurados e explicar, brevemente, o que cada especialista faz.

Porém, antes de apresentar a lista das principais especializações em Enfermagem, vamos contextualizar um pouco a profissão e qual sua relevância – especialmente nos últimos dois anos, já que o combate à pandemia exigiu uma atuação muito mais intensa de todos os profissionais da área da saúde.

 

Qual o perfil de quem faz pós em Enfermagem?

Para começar, os cursos de pós-graduação em Enfermagem são direcionados a profissionais graduados na área, ou seja, que tenham bacharelado em Enfermagem.

Por ser uma área bem específica, que lida, muitas vezes, diretamente com a vida das pessoas, para fazer uma especialização é indispensável que o profissional tenha os conhecimentos básicos (que não são tão básicos assim) estudados na graduação.

Enfermeiros que buscam uma especialização na área visam melhorar suas competências para desenvolver seu trabalho com mais segurança e agilidade ou adquirir novos conhecimentos e habilidades para iniciar em um novo ramo da profissão.

E há vários!

Cada grupo com características distintas entre si – crianças, idosos, gestantes, diabéticos, hipertensos, hospitalizados – vai exigir diferentes aptidões do profissional. Assim, é interessante que antes de escolher uma pós em Enfermagem, o candidato já tenha noções básicas de cada área que o ajudem a decidir qual caminho seguir.

Essa decisão, muitas vezes, é analisada, também, a partir de questões pessoais.

Alguns profissionais têm mais afinidade com crianças, outros preferem atender gestantes, e há os que se identificam com pacientes de mais idade.

Então, tudo isso deve ser levado em consideração para acertar na escolha.

 

Qual o cenário da profissão atualmente?

A Enfermagem está entre as profissões essenciais, já que uma das principais funções desses profissionais é prevenir e tratar enfermidades, provendo aos pacientes, além de medicação, os cuidados necessários em cada situação.

Nos últimos dois anos, a importância da profissão ficou ainda mais evidente.

Ao lado de médicos, técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde, os enfermeiros estiveram (e ainda estão) na linha de frente no combate à pandemia.

Turnos dobrados, hospitais lotados, pacientes graves, escassez de recursos... Tudo isso fez parte da rotina desses profissionais. Em alguns momentos, com mais intensidade.

O conhecimento e a dedicação dos profissionais da área, bem como o empenho em orientar sobre as formas de evitar o contágio, foram fundamentais para gerenciar as situações críticas que assolaram o mundo todo.

Ainda não é hora de relaxar, mas (espera-se) o pior já passou.

Nesse contexto, percebe-se a importância da qualificação dos profissionais de enfermagem, qualquer que seja a área de atuação escolhida. 

 

Pós-graduação em Enfermagem: as mais procuradas

Voltando ao objetivo deste texto, temos uma lista de cinco cursos de pós-graduação em Enfermagem muito procurados por quem deseja se especializar.

 

1 – Docência em Enfermagem

Durante a graduação e a atuação no mercado de trabalho, o profissional acumula uma boa quantidade de conhecimentos e informações que facilitam o seu dia a dia e melhoram o bem-estar dos pacientes. Aí, em algum momento, esse profissional percebe que esse conhecimento seria muito útil se fosse compartilhado e fica motivado a ensinar o que sabe. 

Porém, uma coisa é saber para você e outra coisa é saber (para) ensinar.

Assim, cursos que qualificam para a docência em Enfermagem são bastante procurados por enfermeiros e enfermeiras que desejam compartilhar o que sabem se tornando professores.

Essa especialização também interessa a quem deseja desenvolver pesquisas na área e avançar os estudos, fazendo mestrado e doutorado.

2 – Enfermagem do trabalho

O profissional com qualificação nessa área vai atuar, basicamente, em empresas e instituições, desenvolvendo ações de prevenção a doenças, cuidados com a saúde e atendendo pacientes com enfermidades leves, fazendo a avaliação inicial e encaminhando esse paciente para uma consulta médica, quando necessário.

Enfermeiros do trabalho geralmente integram comissões de prevenção de acidentes nas organizações em que atuam, realizam ou participam de exames admissionais, periódicos e demissionais.

Outra possibilidade é acompanhar públicos específicos, por meio de grupos de orientação – gestantes, diabéticos, hipertensos, por exemplo.

3 – Enfermagem de urgência, emergência e trauma

Todas as áreas, como já mencionamos, dependem, em algum nível, do perfil da pessoa. Contudo, quem opta por uma especialização em urgência, emergência e trauma precisa estar preparado para atuar sob pressão a maior parte do tempo, já que esses profissionais são muito requisitados em serviços de urgência e emergência – tanto em pronto-socorro e unidades de pronto-atendimento à saúde, quanto em unidades móveis, como as ambulâncias do SAMU e dos bombeiros.

Também são os especialistas nessa área que são acionados em caso de desastres e grandes tragédias, quando há muitas vítimas, quando o local do incidente é de difícil acesso ou exige conhecimentos específicos para efetuar o resgate.

4 – Enfermagem em pediatria e neonatologia

Esses profissionais atuam em serviços que atendem crianças e recém-nascidos. Pode ser desde uma ala de clínica ou hospital destinada a esse público, quanto em unidades especiais, como UTIs e CTIs.

Essas últimas são destinadas a pacientes com quadro grave, decorrente de acidentes, de enfermidades ou complicações no período pós-parto, bastante comum entre bebês prematuros.

Quanto às outras alas, podem ser tanto de internação normal, para tratamento de uma situação passageira, como unidades oncológicas, em que as crianças permanecem por longos períodos ou vão e voltam com certa frequência.

5 – Enfermagem ginecológica e obstétrica

Essa área tem bastante relação com a anterior, já que também envolve o atendimento a recém-nascidos (neonatos).

Porém, o trabalho de enfermeiros com essa especialização começa antes, na orientação sobre planejamento familiar e nos cuidados com a gestante.

O profissional com pós-graduação em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica acompanha a gestação, avaliando desde sinais vitais nas consultas de pré-natal até sintomas que possibilitem o diagnóstico precoce de situações indesejáveis durante a gravidez.

Essa especialização habilita o enfermeiro para compor a equipe de profissionais que auxilia a mulher no momento do parto e, também, para prestar os primeiros cuidados com o recém-nascido.

 

Qual a pós em enfermagem ideal pra você?

E aí, se identificou com alguma dessas áreas? Qual delas tem mais a ver com o seu perfil ou com seus anseios profissionais?

Caso queira mais informações sobre pós-graduação em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica, você as encontra no site da Unochapecó. Lá também pode fazer sua inscrição nesse curso.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

comments powered by Disqus