Quando fazer uma pós-graduação?

A pergunta já não é mais se você vai ou não fazer uma pós-graduação. Nos dias atuais, o que você precisa planejar é quando vai fazer.

12/01/2022
Por: Unochapecó
Quando fazer uma pós-graduação?

Pode não ser exatamente a resposta que você quer ouvir, mas a verdade é que, neste caso, depende.

Alguns profissionais começam uma pós-graduação logo depois de formados e seguem emendando uma especialização na outra a fim de se manterem atualizados e se sentirem progredindo profissionalmente.

Outros, no entanto, preferem entrar no mercado e entender a dinâmica da profissão antes de retomar os estudos.

E não há certo ou errado!

Essa decisão depende de uma série de fatores – e nem todos têm a ver com o desempenho profissional.

Aspectos pessoais que interferem na decisão

O objetivo de quem começa uma pós-graduação é se tornar um profissional melhor, oferecer um diferencial para a empresa, agilizar as entregas…

Contudo, nem só de trabalho se vive.

Dependendo de como foi o período da graduação, relacionado à convivência familiar e com os amigos, à disponibilidade de tempo para se dedicar a outras atividades e, até mesmo, a situação financeira, a decisão de fazer uma pós-graduação precisar esperar.

Imagine uma pessoa que terminou a graduação com o casamento marcado, com um filho prestes a nascer ou que perdeu alguém muito próximo há pouco tempo.

Essa pessoa não vai priorizar uma pós-graduação logo depois de formada.

Por outro lado, alguém que tem situação econômica estável, não tem família para sustentar, tem liberdade para mudar de cidade e continuar se dedicando aos estudos não vai pensar duas vezes antes de se matricular em um curso de pós-graduação.

Todos esses fatores têm mais a ver com o momento que a pessoa está vivendo do que com suas aspirações profissionais.

E qualquer que seja a situação, está tudo bem. Quando o assunto é crescimento profissional, a máxima de que tudo tem seu tempo também se aplica.

A pós-graduação vai esperar

Pessoas ansiosas podem ter um pouco de dificuldade para lidar com essa decisão, mas é preciso entender que é melhor dar um tempo e planejar com calma do que atropelar as escolhas e se arrepender depois.

É mais acertado deixar a pós-graduação em standby quando:

1. você ainda não sabe em que área deseja se especializar;
  2. você ainda não conhece suficientemente o mercado para escolher um curso que realmente amplie seus conhecimentos e agregue valor ao seu currículo;
  3. você começou em um novo emprego que, temporariamente, não exige um nível de conhecimento além do que você já tem e, por outro lado, demanda muito do seu tempo (inviabilizando a dedicação aos estudos);
  4. você não tem certeza se o investimento em uma pós-graduação cabe no seu orçamento (ou se vai conseguir algum incentivo da empresa ou da instituição de ensino);
  5. você não encontrou o curso que deseja em uma instituição que conhece e confia ou na qual seja viável fazer uma pós-graduação agora (considerando horário e frequência das aulas, duração do curso, necessidade de deslocamento, etc.).

Se você se identificou com qualquer um desses pontos, considere adiar o início de uma pós-graduação.

Porém, se nenhum deles se aplica à sua realidade, vamos aos cenários favoráveis para começar sua especialização o quanto antes.

A hora da pós-graduação é agora

Considerando que todos os contras foram refutados, entende-se que você está no momento ideal para escolher uma pós-graduação e retomar os estudos.

Veja alguns indícios de que a hora é agora:

1. você já decidiu em que área da sua formação deseja atuar e, para ter boas chances no mercado, é fundamental fazer uma especialização. Então, busque informações sobre cursos na área e instituições que os oferecem, veja qual se encaixa melhor à sua rotina (e ao seu orçamento), além de atender suas expectativas. Encontre a melhor opção e faça sua matrícula;
  2. seu crescimento profissional depende de uma especialização, de uma atualização na sua área. Procure bons cursos que possam agregar o conhecimento que você precisa, analise a viabilidade (de tempo e dinheiro) e dê o primeiro passo em direção ao sucesso na sua carreira;
  3. você está buscando novas oportunidades – talvez até uma transição de carreira – e uma pós-graduação pode auxiliar nesse processo, abrindo portas para um novo emprego ou para o empreendedorismo;
  4. você é um excelente profissional na sua área de atuação, mas precisa melhorar algumas habilidades para a gestão de equipes ou da empresa. Uma pós-graduação voltada à liderança, gestão de pessoas, gestão financeira e similares é uma boa opção para somar aos seus conhecimentos específicos as competências necessárias para gerir um negócio.

Já chegou a hora da sua pós-graduação?

Como você percebeu, o momento certo para fazer uma pós-graduação depende de muitos fatores e varia de pessoa para pessoa.

Então, nossa sugestão é de que você comece analisando aspectos da sua vida pessoal, para ter certeza de que uma especialização vai caber na sua agenda e no seu bolso.

Feito isso, faça uma análise do ponto de vista profissional, pontuando todos os benefícios que uma pós-graduação tem a oferecer agora e no futuro.

Se sua análise levar à decisão de que chegou a hora de fazer uma especialização, conte com a Unochapecó para acompanhar você nessa jornada.

Nossos cursos são totalmente alinhados às demandas do mercado, há opções em diferentes áreas e você pode escolher entre as modalidades presencial e digital.

Acesse nosso site para conhecer os cursos e se precisar de mais informações, é só nos chamar no WhatsApp.