Especialização ou mestrado: qual é o mais indicado para você?

Acabou a graduação e quer continuar estudando mas está em dúvida?

23/02/2022
Por: Unochapecó
Especialização ou mestrado: qual é o mais indicado para você?

Acabou a graduação e quer continuar estudando ou pensa em retomar os estudos, mas está em dúvida sobre fazer especialização ou mestrado?

Pra começar, a incerteza na hora de decidir qual caminho seguir é normal. Porém, há diferenças significativas entre um e outro. Por isso, é importante entender as especificidades de cada título para então definir se o melhor pra você é uma especialização ou um mestrado.

Importante ressaltar que até bem pouco tempo, ter uma especialização era praticamente um ‘pré-requisito’ para quem desejasse fazer um mestrado – era como precisar de graduação para depois fazer uma pós.

Mas, era… Hoje em dia muitas pessoas saem da graduação direto para o mestrado, sem passar pela especialização. 

De novo, essa decisão também deve ser embasada nos seus objetivos profissionais, acadêmicos e, claro, pessoais, já que cada opção vai lhe trazer desafios distintos e, também, abrir diferentes portas. 

Vamos entender melhor o que diferencia uma especialização de um mestrado?

 

Você sabe a diferença entre especialização e mestrado?

Se você está pensando em fazer especialização ou mestrado já deve saber, minimamente, quais as diferenças entre essas duas modalidades de pós-graduação.

Sim, tanto a especialização quanto o mestrado são cursos de pós-graduação já que são feitos depois de concluir a graduação. Parece óbvio, não?

E geralmente é assim mesmo. Porém, alguns cursos de pós-graduação em nível de especialização já admitem estudantes das últimas fases da graduação. Ou seja, antes mesmo de ter um título de bacharel ou licenciado (ou outra modalidade de graduação, como tecnólogo), em algumas situações, é possível iniciar uma especialização.

Mas se tanto especialização quanto mestrado são cursos de pós-graduação, por que há essa diferenciação?

Como já falamos, os dois vêm (geralmente) depois da graduação, o que justifica o ‘pós’ no nome. Mas, enquanto a especialização é uma pós-graduação lato sensu, o mestrado é uma pós-graduação stricto sensu. 

E é o conceito desses dois termos em latim que diferencia a especialização do mestrado.

Veja a explicação…

 

Especialização: o que é lato sensu?

Lato sensu vem do latim e significa ‘em sentido amplo’.

Assim, por mais que o curso de especialização seja focado em uma área específica da formação, as disciplinas ainda tratam de temas gerais relacionados àquele tema. 

Logo, uma pós-graduação lato sensu vai capacitar o profissional para atuar em determinado segmento da sua área de formação, mas sem restringir a um nicho específico.

Desse modo, ao concluir o curso, o especialista terá os conhecimentos necessários para desenvolver atividades específicas em uma organização, além de uma visão complementar das áreas que se conectam ao seu nicho, sendo capaz de analisar o todo, a fim de otimizar os resultados do seu departamento ou da sua equipe.

 

Mestrado: o que é stricto sensu?

Stricto sensu também vem do latim e quer dizer ‘em sentido estrito’. Ou seja, ao contrário da especialização, o mestrado vai manter o foco do estudante em um tema restrito, que pode ser considerado um ‘recorte’ do todo que é trabalhado na graduação ou mesmo na especialização.

Nesse nível de pós-graduação, as disciplinas enfatizam teorias e conhecimentos relacionados à questões específicas – ou a uma questão apenas. 

Entende-se que o estudante de mestrado já tem uma formação básica, que engloba temas inerentes à sua área de estudos, e está buscando respostas para uma pergunta de pesquisa muito singular, que poucos estudaram até o momento ou que demanda uma revisão por conta de novas descobertas ou da aplicação do que já se sabe em diferentes contextos.

 

Qual seu objetivo?

Se você prestou atenção na explicação, percebeu um detalhe que faz toda a diferença na hora de decidir entre fazer especialização ou mestrado.

Deixou passar essa informação? Não tem problema… Vamos falar dela agora!

A especialização visa, principalmente, à formação de profissionais para o mercado de trabalho, organizações públicas e privadas, além de ser indicada, também, para empreendedores que gerenciam o próprio negócio.

Isso se dá a partir do estudo e discussão de teorias e métodos que já foram testados e aprovados no mundo corporativo e que se propõem a melhorar processos, qualificar os serviços prestados e otimizar os resultados de empresas de diversos segmentos. 

Por outro lado, o mestrado se concentra no desenvolvimento de pesquisas, por meio da revisão de estudos e da proposição de novas hipóteses, a fim de produzir novos conhecimentos

E, por isso, os cursos de mestrado são, com mais frequência, relacionados à carreira acadêmica, que envolve tanto a docência quanto os projetos de pesquisa. 

Dito isso, não é possível dizer que um é melhor do que o outro. A conclusão a que se chega é que a escolha entre especialização ou mestrado vai depender dos seus objetivos profissionais.

 

Mercado de trabalho ou docência e pesquisa?

A pergunta que você precisa se fazer (e responder) quando estiver em dúvida sobre fazer especialização ou mestrado é qual o seu objetivo com essa pós-graduação.

Se você trabalha em uma empresa que atende suas ambições profissionais e deseja melhorar suas habilidades e competências para ser promovido, assumir mais responsabilidades, liderar uma equipe e receber uma compensação financeira maior por isso, faça uma especialização.

Mas, se você pensa em se dedicar à docência e à pesquisa, tanto no ambiente acadêmico como em centros de pesquisa e em empresas de tecnologia dedicadas a encontrar soluções para demandas diversas – desde desenvolver de uma estratégia mais eficiente para gerir pessoas até descobrir a cura de uma doença –, opte pelo mestrado.

E, se você tiver disposição, faça os dois… 

Certamente, chegar ao mestrado depois de ter feito uma especialização vai ser bastante útil para seu desempenho acadêmico, já que a pós-graduação lato sensu também envolve muita leitura, o que garante uma bagagem interessante até mesmo para escolher a área do mestrado.  

 

Cursos de especialização da Unochapecó

Se você ainda não tem pós-graduação e pensa em começar por uma especialização, a Unochapecó pode ser sua parceira nessa jornada (e, depois, também pode acompanhar você no mestrado).

Acesse nosso site e confira os cursos de especialização disponíveis. São várias opções nas modalidades presencial e digital, com benefícios para egressos e vantagens também para quem está chegando agora.

Confira os cursos presenciais com inscrições abertas ou entre em contato pelo WhatsApp para outras informações.

comments powered by Disqus