Como uma pós-graduação contribui para inovar e expandir nos negócios

Além da formação, um curso de pós-graduação cria oportunidades para inovar e expandir um negócio.

14/07/2021
Por: Unochapecó
Como uma pós-graduação contribui para inovar e expandir nos negócios

Além da formação, um curso de pós-graduação cria oportunidades para inovar e expandir um negócio, pois permite visualizar novas possibilidades a partir do conhecimento e, ainda, gera networking.

Chegou o momento de inovar e expandir seus negócios e não sabe ao certo por onde começar?

Já considerou uma pós-graduação para ampliar seu conhecimento técnico, desenvolver habilidades específicas para gestão de negócios e ainda formar um networking qualificado?

Apesar de muitas pessoas ainda buscarem cursos de pós-graduação visando promoções ou recolocação no mercado de trabalho, os benefícios de uma especialização vão muito além e incluem a oportunidade de inovar e expandir tanto o mix de produtos e serviços, quanto a abrangência do negócio.

No decorrer deste texto explicamos melhor como isso funciona. Boa leitura!

 

Habilidades para inovar e expandir seu negócio

 

Um curso de pós-graduação propõe a especialização profissional em determinada área do conhecimento. 

Dessa forma, por ser uma formação bastante específica, explora diversos aspectos relacionados ao segmento, desenvolvendo habilidades para o empreendedorismo e, principalmente, para inovar e expandir um negócio já existente.

Esse ‘aprendizado’ acontece, basicamente, por dois motivos:

primeiro, por conta das disciplinas que abordam conceitos e teorias de administração, gestão, finanças e afins;

segundo, porque o curso coloca no mesmo ambiente pessoas com interesses em comum, com afinidades cognitivas e ideias semelhantes ou complementares.

Quanto ao segundo ponto, cabe destacar que se aplica tanto para colegas, que vêm de graduações em áreas afins, quanto para os professores, que passam por diversas instituições e podem fazer indicações qualificadas ou mesmo colocar as partes interessadas em contato.

Outra ressalva tem a ver com o tipo de instituição por onde passam esses professores. 

Os que se dedicam à pesquisa - e isso se aplica à maioria dos docentes que atuam em cursos de pós-graduação -  estão constantemente em centros tecnológicos e de desenvolvimento científico, que são os espaços mais propensos a oferecer recursos técnicos e financeiros para inovar e expandir negócios de qualquer segmento.

Assim, a pós-graduação vai muito além da ementa das disciplinas trabalhadas em sala de aula e pode ser um excelente caminho para inovar e expandir a atuação da sua empresa.

 

Importância das agências de fomento para inovar e expandir

 

A cultura de startups está cada vez mais presente no mercado brasileiro. Ideias disruptivas encontram financiadores dispostos a apostar em empreendimentos nascentes, especialmente os voltados para a tecnologia. 

E essa realidade é ainda mais observada em instituições que se dedicam à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico, como a Unochapecó, que trabalha em conjunto com o Pollen Parque Científico e Tecnológico.

A proximidade da Universidade com o Parque facilita o processo de captação de recursos, implantação da empresa, expansão do negócio e, inclusive, a obtenção do registro de patente. 

A Unochapecó e o Pollen contam com setores e profissionais experientes na constituição de novas empresas. Essas equipes dão todo o suporte necessário desde a concepção do modelo de negócio até orientações relacionadas à gestão de recursos financeiros e humanos.

Ainda, auxiliam na elaboração de projetos para captação de investidores ou incentivos financeiros disponibilizados por agências de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias, que permitem ao empreendedor inovar e expandir o negócio em pouco tempo.

 

Conhecimento, networking e assessoria para empreender

 

É isso que os cursos de pós-graduação da Unochapecó têm a oferecer. E isso também deve ser levado em consideração na hora de escolher uma especialização.

Na Unochapecó, uma pós-graduação é sinônimo de contato com professores experientes, dedicados à pesquisa nas mais diversas áreas, comprometidos com a formação e com a aquisição de conhecimento.

Ainda, há o comprometimento dos docentes, e de toda a instituição, com a produção de novos saberes, que permitem inovar e expandir um negócio, a partir de ideias disruptivas para o momento presente, mas muito conectadas ao desenvolvimento, e que podem se tornar soluções inteligentes num futuro próximo.

 

Conhecimento

 

A Unochapecó já tem mais de 50 anos de história e desde sua fundação participa ativamente da produção de conhecimento científico que contribui para o desenvolvimento regional em todos os setores - economia, saúde, cultura, esporte.

Essa contribuição se dá por meio dos programas de extensão, dos grupos de pesquisa e da atuação de professores, estudantes e técnicos na comunidade local e regional.

Essas intervenções levam informação, entretenimento e atendimentos médicos, odontológicos, de fisioterapia e nutrição, por exemplo.

Ao mesmo tempo que forma profissionais qualificados, também beneficia a população do seu entorno, cumprindo seu papel de universidade comunitária.

 

Networking

 

No ambiente universitário, novas ideias estão circulando o tempo todo, em salas de aula, laboratórios e mesmo nos setores administrativos, onde muitos estudantes realizam estágios.

Nos corredores também há muita conversa e interação entre as pessoas. E mesmo nos diálogos tipo ‘jogo rápido’, surgem insights que podem solucionar algum problema ou ideias que acabam ganhando forma e conquistando o mercado.

Então, além dos conteúdos das ementas, estudantes da pós-graduação ficam imersos nesse contexto dinâmico, trocam ideias, experiências, conhecem pessoas, aumentam sua lista de contatos - alguns que podem resultar em parcerias para os negócios, inclusive, tanto para começar um empreendimento do zero, quanto para inovar e expandir um que já existe.

 

Assessoria para empreender

 

E quando pessoas e ideias se conectam, a contribuição da Unochapecó pode ser ainda maior, oferecendo suporte de equipe especializada para orientar desde a criação do empreendimento, incluindo aspectos técnicos e burocráticos - até melhorias nos processos de produção e na gestão financeira.

Essa assessoria no início de uma jornada empreendedora é fundamental para o sucesso do negócio. O empreendedor de primeira viagem nem sempre consegue dar conta de todas as ações necessárias. Mas, com o suporte adequado, em pouco tempo é capaz de gerir a empresa sozinho.

 

Conheça nossos cursos de pós-graduação

 

Agora que já falamos dos benefícios de uma pós-graduação para inovar e expandir seu negócio, e já apresentamos os diferenciais da Unochapecó que vão fazer parte da sua especialização, é hora de conhecer nossos cursos.

No nosso site você encontra informações sobre os cursos de pós-graduação com inscrições abertas e também os cursos com previsão de oferta em breve. Mas, se preferir falar conosco, pode nos chamar pelo WhatsApp. Estamos à disposição!

 

comments powered by Disqus