Como um bom currículo pode fazer a diferença para os seus clientes?

Cada vez mais, os consumidores buscam por profissionais qualificados, com um bom currículo, para confiar suas demandas nas mais diversas áreas.

18/08/2021
Por: Unochapecó
Como um bom currículo pode fazer a diferença para os seus clientes?

Cada vez mais, os consumidores buscam por profissionais qualificados, com um bom currículo, para confiar suas demandas nas mais diversas áreas - desde a elaboração de um projeto até os cuidados com o pet ou com a própria saúde.

Para se destacar nesse mercado competitivo e exigente, sem frustrar as expectativas dos seus clientes, manter-se atualizado na sua profissão é muito importante. 

Porém, tão importante quanto estar por dentro das novidades é se especializar em uma área de atuação e, com um bom currículo, tornar-se referência no assunto e ser o primeiro a ser lembrado quando a demanda tiver relação com o que você pode oferecer.

Um dos caminhos mais eficientes para alcançar esse nível de especialização, que vai diferenciá-lo dos seus pares, é fazer uma pós-graduação

Contudo, não saia correndo para se inscrever no primeiro curso que aparecer. 

Para estar um degrau acima da maioria no quesito performance profissional, a escolha da especialização deve ser orientada por alguns critérios que vão aumentar suas chances de: 

  1. se realizar pessoal e profissionalmente com o curso escolhido (já que quando as duas coisas andam juntas, tudo fica mais fácil);
  2. ter um bom currículo para estar à frente da concorrência no seu nicho de mercado (pois a ideia é que seu nome seja o primeiro a ser lembrado, certo?);
  3. obter compensação financeira de acordo com seus objetivos e compatível com o seu investimento (tanto financeiro, quanto de tempo - que aliás, é bastante valioso).

Para entender melhor esses critérios, continue a leitura. 

Neste texto vamos falar mais sobre as vantagens de uma pós-graduação para garantir um bom currículo e, também, dar algumas dicas para identificar a melhor área para se especializar, de acordo com a sua formação, e alcançar realização pessoal, reconhecimento profissional e estabilidade financeira.

Pós-graduação para ser referência no mercado

Fazer uma graduação é o primeiro passo de uma carreira profissional bem-sucedida. Mas conquistar um bom currículo, que faça o cliente escolher você e não seu concorrente, exige dar alguns passos a mais e se especializar em uma área de atuação.

Para muitas pessoas, a escolha da graduação é uma tarefa difícil, pois trata-se de decidir por uma entre centenas de possibilidades. E, além disso, bons ou ruins, essa  decisão vai ter reflexos por toda a vida.

Ah! Mas se não gostar, dá pra mudar. Com certeza! 

Mudança é um termo excelente para definir o mundo em que vivemos, certo? No entanto, é natural do ser humano querer acertar de primeira, qualquer que seja a situação.

Seguindo o raciocínio, depois de concluída a graduação (com ou sem mudanças no meio do caminho), quem deseja uma carreira diferenciada tem outra escolha pela frente: a área da especialização.

Certamente, as opções agora já não são tantas, pois o foco é especializar-se, para ampliar o conhecimento e construir um bom currículo, e não buscar outra formação. 

Mas, ainda assim, é necessário observar algumas questões relacionadas ao curso que pretende fazer e à instituição que o oferece.

Essa análise preliminar vai encurtar o caminho entre você e o seu objetivo - ter um bom currículo que o diferencie dos demais.

Sobre o curso

Confira alguns pontos essenciais para embasar sua decisão quanto ao curso.

Corpo docente

O ideal é que seja formado por professores qualificados, com experiência acadêmica, mas também de mercado, que sejam referência na área da disciplina que ministram. Professores envolvidos com projetos de pesquisa, que trabalham com outros pesquisadores, não só brasileiros, mas de outros países, influenciam na qualidade do curso e também na possibilidade de ampliar o networking dos estudantes.

Turmas ofertadas

Claro que sempre vai haver uma primeira turma para cada curso - e a tendência é acreditarmos que a instituição fará o melhor para garantir uma formação de qualidade. Porém, o histórico de oferta conta bastante. Então, quanto mais turmas ofertadas, melhor. Além de dizer muito sobre o nível do curso, fica subentendido que ao longo do tempo o conteúdo passou por melhorias, ficando ainda mais alinhado às demandas do mercado.

Disciplinas e ementas

A lista de disciplinas geralmente é disponibilizada pela instituição que oferece a especialização - e é o critério inicial para definir se o curso é ou não o que você procura. Então, se elas estão de acordo com o assunto do seu interesse, invista um pouco mais de tempo e consulte as ementas. Nelas você vai entender melhor o conteúdo abordado em cada uma delas e ter certeza de que vão entregar o que você está buscando.

Sobre a instituição

Por mais que o curso seja bastante atrativo (e dê match com os seus objetivos), informe-se também sobre a universidade. 

No caso da instituição, os aspectos mais importantes a serem avaliados são:

  1. a expertise na oferta de cursos de pós-graduação (e de ensino superior em geral);
  2. a estrutura disponibilizada para os alunos (que inclui salas de aula, biblioteca, laboratórios - e até outras facilidades, como estacionamento e restaurante);
  3. o reconhecimento tanto de órgãos oficiais quanto de alunos, ex-alunos e comunidade em geral (qual a nota do MEC ou de outros instrumentos de avaliação da qualidade; o que dizem as pessoas que estudam ou estudaram lá; como a instituição é vista na cidade ou região em que atua);
  4. o envolvimento com projetos de pesquisa e o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico (quais os grupos de pesquisa; que projetos estão em andamento; quem dá suporte financeiro e de estrutura para a realização dos trabalhos).

Um bom currículo depende do curso e da instituição

A soma dos atributos do curso e da instituição que o oferece tem um peso gigante na sua formação. É óbvio que ser ou não um bom profissional é resultado do esforço de cada um, mas ter o suporte adequado, seja em sala de aula, seja em atividades extracurriculares, acelera a conquista de um bom currículo.

Como identificar a melhor área para de especializar

Talvez isso deva ser definido antes de escolher o curso ou a instituição de ensino. 

Contudo, a decisão sobre isso depende de muitas variáveis e, se não bastasse uma extensa lista de opções, elas mudam de tempos em tempos, influenciadas por fatores econômicos, sociais, culturais.

Ou seja, uma área de atuação que está em alta hoje pode estar em baixa amanhã.

Essa mudança ocorre da noite para o dia? Não! Mas se considerarmos que se trata de mais uma escolha que vai refletir no resto da vida (e sim, dá pra mudar no meio do caminho), é melhor que seja baseada em informações consistentes.

Então, algumas dicas:

  1. liste cinco profissionais da área que estão no topo da lista na sua região (informe-se como chegaram e há quanto tempo estão lá, quanto tempo levaram para chegar e quais as dificuldades que encontraram no trajeto);
  2. você está disposto a percorrer esse caminho (e, mais importante, os resultados deles têm afinidades com seus objetivos; se sim, você já tem noção do que e como fazer; se não, comece a pensar em estratégias para ter resultados diferentes);
  3. avalie o tempo de retorno do seu investimento (especialmente se o seu orçamento for mais limitado no início);
  4. tenha em mente que há áreas que pagam melhor e há outras que garantem mais satisfação (o que é mais importante para você?);
  5. cuidado com as ‘áreas em alta’ (tudo está mudando muito rápido, lembra? Então, evite os nichos que são ‘modinha’).

Como mostrar para o seu cliente que você tem um bom currículo

Informação sobre como construir um bom currículo você já tem. Dicas para auxiliar na escolha de uma área de especialização também. Agora falta falar sobre como mostrar isso para os seus clientes.

As redes sociais são poderosas ferramentas de contato para se tornar conhecido e atrair a atenção do seu público. Contudo, não basta fazer publicações aleatórias, desconectadas do seu propósito.

A sugestão é que você estude um pouco sobre as estratégias para se comunicar com seu público nos meios digitais -- ou contrate um profissional ou empresa para fazer isso.

É muito importante que seus perfis nas redes sociais tenham conteúdo relevante para seus clientes, a fim de mantê-los por perto, e também para os prospects, que são as pessoas que chegam às suas publicações porque têm um problema e querem descobrir se você pode ajudá-las a resolver.

Então, um plano de comunicação bem estruturado é essencial para nutrir seus seguidores, fidelizando quem já consome seus produtos ou serviços e conquistando novos clientes.

Entre suas publicações, inclua depoimentos de clientes, relatos de experiências, cases bem-sucedidos. Esse tipo de conteúdo, que, tecnicamente falando, é uma prova social, chama a atenção das pessoas, porque elas podem estar passando por situações parecidas, precisando da solução que você é capaz de oferecer.

Lembrete: seja verdadeiro

Isso mesmo! De nada adianta ter um bom currículo, fazer posts maravilhosos, contar histórias com finais felizes, se isso não for real.

Prometa apenas o que você vai conseguir cumprir.

Seguindo essas dicas, em pouco tempo a demanda pelos seus produtos ou serviços vai aumentar e você vai se realizar pessoal e profissionalmente, estar à frente da concorrência e alcançar seus objetivos financeiros. 

E, se algum momento desse processo precisar de ajuda ou orientação, entre em contato conosco, conheça nossos cursos de pós-graduação e acompanhe nossos perfis nas redes sociais. 

Neles, nós publicamos conteúdos pensados para o nosso público e também contamos experiências de alguns profissionais que já passaram por aqui.

comments powered by Disqus