Pós-graduação em estética

Conheça um pouco do perfil profissional e do mercado

17/06/2022
Por: Unochapecó
Pós-graduação em estética

Para entender as razões que levam alguém a fazer uma pós-graduação em estética é preciso entender, antes de mais nada, o que é estética neste contexto.

Sim, neste contexto, porque a estética é estudada na Arte, na Filosofia e em diversos outros campos do conhecimento. Em todas essas áreas, têm a ver com o conceito do que é belo, de bom gosto.

Claro que esse conceito é bastante subjetivo. O que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra. 

Mas, voltando à pós-graduação em estética, entende-se que se trata de promover a beleza das pessoas – corpo, rosto, pele, cabelo… E, neste contexto, o consenso diz que a beleza está relacionada à harmonia das formas e dos elementos que compõem um todo. 

E a função do especialista em estética é alcançar essa harmonia, definindo as curvas, melhorando a aparência da pele, garantindo um aspecto saudável ao rosto e aos cabelos, promovendo, assim, o aumento da autoestima e da qualidade de vida.

 

Quem pode fazer pós-graduação em estética?

Primeiramente, para frequentar um curso de pós-graduação é necessário ter diploma de ensino superior – ou, em alguns casos, estar cursando o último semestre da graduação.

Em seguida, supõe-se que por se tratar de uma especialização, sejam necessários conhecimentos básicos acerca do tema. Logo, não é qualquer diploma de graduação que se aplica nesse caso.

Para fazer pós-graduação em estética, recomenda-se que o profissional tenha formação prévia em cursos como Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia.

Obviamente, há casos e casos… E, sendo assim, cada um deve ser analisado individualmente a fim de avaliar a possibilidade de ingressar no curso.

Por outro lado, a área de estética é bastante democrática quanto a gênero, idade e outros critérios que podem limitar a entrada de alguns profissionais em determinados mercados. 

 

Como é o mercado da estética no Brasil?

Excelente notícia para quem pensa em fazer uma pós-graduação em estética: o Brasil é um dos países com maior número de procedimentos estéticos do mundo. À nossa frente estão apenas Estados Unidos, Japão e China.

E ainda dá para melhorar. Quer ver?

O desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e equipamentos está contribuindo para a expansão do mercado de estética em nível mundial. E no Brasil não seria diferente.

Logo, profissionais qualificados devem observar o crescimento da demanda por seus serviços nos próximos anos, seguindo uma tendência que já vem sendo registrada há um bom tempo.

Em relação a números, em 2021 o faturamento dos profissionais da estética girou em torno de R$ 50 bilhões. Além disso, esse segmento se enquadra no setor de serviços, que representa cerca de 70% do PIB nacional, ou seja, é bem importante para a economia do país.

 

Modalidade de trabalho

Outra vantagem dos profissionais de estética é que podem escolher entre ter vínculo empregatício com uma empresa do segmento ou trabalhar de forma autônoma, como microempreendedor individual (MEI), por exemplo.

Como já mencionamos, a profissão é bastante democrática e, desde que o profissional tenha a qualificação necessária para atuar de forma legal, não precisa ser contratado por uma empresa.

Pode oferecer seus serviços em um espaço próprio, que atenda a legislação pertinente, especialmente em relação à segurança sanitária, mas pode, ainda, atender a domicílio ou manter parcerias com clínicas e outros espaços que demandam serviços de estética com frequência, como resorts, hotéis, spas urbanos.

Enfim, as possibilidades de atuação são inúmeras e, além da prestação de serviços propriamente dita, o profissional pode seguir na carreira acadêmica, fazendo mestrado e doutorado para atuar tanto como professor universitário quanto como pesquisador. 

Há, ainda, outra opção. Em vez de atender clientes finais, o especialista em estética pode trabalhar com consultoria técnica e de mercado para outros profissionais do ramo

Nesse cenário, contribui para a formação de outro profissional, auxiliando no desenvolvimento de competências e habilidades para desempenhar seu trabalho com mais segurança e qualidade, bem como orienta quanto ao posicionamento do negócio no mercado, podendo incluir criação da marca, assessoria de marketing e comunicação, divulgação e prospecção de clientes

 

Principais serviços prestados por esteticistas

Os pós-graduados em estética que optam pela prestação de serviços ao cliente final, encontram um mercado grande não apenas na quantidade de potenciais clientes, mas também na variedade de opções que oferece.

As principais áreas de atuação do esteticista são:

  • estética corporal;
  • estética facial;
  • procedimentos pré e pós-cirurgias;
  • tratamento capilar;
  • podologia.

Cada uma dessas áreas inclui diversos tipos de tratamentos e procedimentos, realizados por meio da utilização de diferentes equipamentos e produtos cosméticos, tendo em vista o objetivo do cliente. 

Dentre tantas possibilidades oferecidas pela estética, destacamos:

  • diversos tipos de massagens corporais, com as mais variadas finalidades – reduzir gordura, melhorar aparência da pele, tratar dores pontuais, relaxar a musculatura;
  • procedimentos faciais para suavizar linhas de expressão, aumentar a elasticidade da pele, eliminar manchas, reduzir acne e espinhas;
  • drenagens linfáticas para diminuir a retenção de líquidos e estimular a eliminação de toxinas, entre outras situações, são muito recomendadas em períodos que antecedem uma cirurgia e também no pós-operatório;
  • tratamentos capilares servem para hidratar os fios, diminuir a queda, eliminar pontas duplas, bem como mudar a cor e a aparência dos cabelos; indo muito além de apenas cortar ou alisar ou cachear, eles devolvem brilho e maciez aos cabelos ressecados, tornando-os saudáveis novamente;
  • a podologia visa tratar patologias nos pés, desde alergias e fungos até unha encravada; é uma profissão regulamentada no Brasil e também entra no rol de procedimentos estéticos, já que o podólogo utiliza técnicas, equipamentos e produtos para deixar os pés saudáveis, melhorando sua aparência e eliminando desconfortos que prejudicam a qualidade de vida dos clientes.

Pós-graduação em Saúde e Estética na Unochapecó

A pós-graduação em Saúde e Estética da Unochapecó é uma oportunidade de qualificação profissional para quem deseja atuar em um mercado que está em constante crescimento.

Ao longo do curso, os alunos aprendem a identificar e a tratar disfunções estéticas corporais e faciais, conhecem mecanismos de ação de fármacos e cosméticos utilizados na estética e, com aulas práticas, aprendem técnicas estéticas manuais, invasivas e semi-invasivas.

O objetivo dessa especialização é qualificar profissionais para promover qualidade de vida, saúde, bem-estar e embelezamento por meio de procedimentos estéticos.

Quer saber mais?

Então acesse o site ou entre em contato pelo WhatsApp.

comments powered by Disqus