Por que fazer pós-graduação em gestão de pessoas?

Cursos em gestão de pessoas estão sempre em alta

03/03/2022
Por: Unochapecó
Cursos em gestão de pessoas estão sempre em alta

Cursos em gestão de pessoas estão sempre em alta por um motivo bem simples: toda organização, qualquer que seja o tamanho ou segmento de atuação, depende de pessoas.

Os resultados da empresa são otimizados quando a gestão de pessoas é eficiente e fornece orientações claras sobre as responsabilidades de cada colaborador.

Ainda, é função do gestor de pessoas reconhecer as capacidades de quem compõe a equipe e buscar formas de promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Para isso, no entanto, é necessário que o próprio gestor encontre meios de se manter atualizado, ampliando seu conhecimento sobre ferramentas e métodos que facilitem seu trabalho e contribuam para a melhoria das entregas de seus liderados.

Uma opção interessante são os cursos de pós-graduação em gestão de pessoas, que abordam aspectos teóricos da profissão e, claro, fazem sua associação com a prática profissional, garantindo o equilíbrio entre o conhecimento acadêmico e o mercado de trabalho.

 

Gestão de pessoas: o que é essencial em uma especialização?

Ainda que as bases da gestão de pessoas sejam as mesmas, cada segmento de mercado – ou mesmo cada organização – terá particularidades que precisam ser consideradas e, por isso, entende-se que sejam necessárias adaptações para se obter bons resultados em cenários distintos.

Contudo, essas adequações são mais percebidas na prática do que na teoria.

Isso explica por que, em um mesmo curso de gestão de pessoas possam estar profissionais que atuam em organizações de saúde e outros que trabalham em indústrias de alimentos, por exemplo.

O que há de comum entre esses dois segmentos? Pessoas!

Cada um desses profissionais terá que adaptar técnicas e processos à sua realidade, adotar um discurso que faça sentido para as equipes sob sua gestão e agir de acordo com o perfil das pessoas que compõem essas equipes.

Em outras palavras, embora a receita leve os mesmos ingredientes, são necessários ajustes no modo de preparo.

 

Cursos em gestão de pessoas na Unochapecó

Assim como cada empresa tem suas particularidades, exigindo uma formação específica do profissional em gestão de pessoas, também os profissionais que buscam especializações nessa área têm perfis diferentes.

E isso inclui as diferenças na rotina de cada profissional. 

A fim de atender às diferentes demandas de quem procura uma pós-graduação, a Unochapecó oferece cursos na área de gestão de pessoas nas modalidades presencial e digital.

Leia mais sobre cada opção e veja qual se encaixa melhor no seu momento pessoal e profissional.

 

Liderança e gestão de pessoas

Ofertado na modalidade presencial, o curso de Liderança e gestão de pessoas propõe a qualificação de um profissional com as habilidades e competências necessárias para gerir pessoas com inteligência, garantindo um ambiente agradável para todos e mantendo a motivação da equipe para alcançar bons resultados

Para isso, essa especialização é composta de disciplinas que abordam o que há de mais atual nessa área, munindo o profissional dos recursos necessários para analisar o cenário, avaliar pontos fortes e fracos e escolher a melhor abordagem para as mais diferentes situações

O curso já teve 12 turmas concluídas e a cada edição traz novos conhecimentos para agregar valor à formação profissional. Além disso, o fato de estar na 13ª edição demonstra tanto a importância de cursos na área de gestão de pessoas quanto a relevância da grade curricular oferecida pela Unochapecó

Entre os conteúdos abordados na pós-graduação em Liderança e gestão de pessoas da Unochapecó estão:

o papel do líder em uma organização;

técnicas para desenvolver habilidades de liderança;

formas de promover o desenvolvimento de equipes de alta performance; 

principais inovações na área de gestão de pessoas;

políticas e abordagens para atrair e reter profissionais qualificados.

Esses temas são trabalhados em disciplinas como:

  • Gestão de Pessoas por Competências, que explica esse sistema de gestão de recursos humanos e apresenta a metodologia para implantá-lo, bem como para identificar talentos e elaborar o inventário comportamental para mapeamento de competências;
  • Formação e Gestão de Equipes, composta por uma atividade vivencial que avalia e desenvolve a sabedoria e a curva de desempenho de equipes, além de tratar dos diferentes tipos, do tamanho e das etapas de formação de equipes, incluindo modelo para análise e acompanhamento de equipes de alta performance;
  • Políticas de Atração e Retenção de Pessoas é uma disciplina desenvolvida no método ABEx (aprendizagem baseada em experiências) que possibilita aos cursistas analisar, por meio de casos concretos, as relações entre a estratégia organizacional e a gestão de pessoas, bem como processos de gestão de pessoas pensados para atrair, motivar e reter talentos.
  • Intraempreendedorismo e a Inovação na Gestão de Pessoas, que trata dos conceitos de intraempreendedorismo e inovação na gestão de pessoas e da importância desses temas nas empresas que buscam se diferenciar por meio de uma gestão eficiente e que acompanhe as tendências do mercado;
  • Plano de Desenvolvimento Pessoal e Perspectivas de Carreira, que analisa a responsabilidade do indivíduo na construção da sua carreira profissional, auxiliando-o com a definição de metas e estratégias que visem, ao mesmo tempo, os objetivos pessoais e os da corporação, além de preparar o profissional para atuação em cargos de gestão.

As aulas são quinzenais, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã (até 13h30). A nova turma inicia dia 25 de março de 2022 e você pode fazer sua inscrição pelo site ou tirar suas dúvidas pelo WhatsApp.

 

Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes

Para aqueles profissionais com a agenda mais apertada, que moram em outras cidades ou que não fazem questão de aulas presenciais, a Unochapecó oferece o curso de Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes na modalidade digital.

Nesse curso, além do foco em gestão de pessoas, também são trabalhadas habilidades para o desenvolvimento de equipes, visando melhorar a performance dos colaboradores no trabalho e os resultados da empresa. 

Assim, a especialização em Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes tem como principais objetivos:

  • desenvolver competências para a gestão de pessoas e de equipes de alta performance;
  • propiciar visão sistêmica a respeito das estratégias de gestão de pessoas;
  • qualificar para a análise do ambiente em que as organizações operam e a adaptação da gestão para alcançar as metas.

Entre os conteúdos abordados destacam-se:

  • importância da inteligência emocional nas relações interpessoais;
  • novo papel do profissional de recursos humanos;
  • qualidade de vida no trabalho e a diversidade das diferentes gerações no mesmo ambiente;
  • etapas da gestão por competências;
  • gestão por indicadores de recursos humanos;
  • métodos e técnicas de avaliação de desempenho;
  • o perfil da nova liderança em organizações inovadoras.

Neste curso as aulas são gravadas e, por isso, as inscrições estão sempre abertas. 

Outra vantagem dos cursos dessa modalidade é a curta duração: dependendo do seu ritmo de estudos, é possível concluir o curso em 8 meses. Ou seja, se começar agora, dá tempo de terminar as aulas e obter o diploma ainda em 2022. 

Tem interesse? Então entre no site e faça já sua inscrição. Assim que sua matrícula for confirmada, você receberá os dados para acessar a plataforma e assistir às aulas.

E, claro, se tiver qualquer dúvida, pode nos chamar no WhatsApp para conversar.

comments powered by Disqus