Qual pós fazer em 2022?

Desde o início da pandemia, muita gente adiou os planos de fazer uma pós.

19/01/2022
Por: Unochapecó
Desde o início da pandemia, muita gente adiou os planos de fazer uma pós.

Desde o início da pandemia, muita gente adiou os planos de fazer uma pós.

Com instituições fechadas, empresas trabalhando on-line e todas as mudanças na rotina decorrentes dessa situação que afetou todo o mundo, o cenário ficou bastante instável para se dedicar a uma nova atividade. 

Ainda, considerando que muitas pessoas perderam o emprego – e outras tantas estavam com medo de perder –, assumir um compromisso financeiro com uma pós-graduação não era muito animador.

Felizmente, para 2022 as previsões são positivas.

Boa parte da população está vacinada, a economia começa a melhorar e, em consequência, os planos deixados de lado por um tempo são retomados.

Entre eles, fazer uma pós-graduação. Afinal, esse é o caminho mais recomendado para quem busca reconhecimento profissional e ascensão na carreira.

Seja para obter uma promoção, seja para conseguir um novo emprego, ter uma especialização faz toda a diferença. Além de contribuir para o seu crescimento pessoal, também demonstra seu interesse em melhorar habilidades e competências para planejar e executar novas estratégias no trabalho, otimizando não só os seus resultados, mas os de toda a equipe.

Então, se você está entre os profissionais que estão planejando retomar os estudos com uma especialização, este texto é do seu interesse, pois vamos falar dos cursos de pós que estão em alta para 2022.

 

Uma nova realidade requer novos conhecimentos

É mais ou menos assim que se define esse período (quase) pós-pandemia: uma nova realidade.

O distanciamento social, o medo de se contaminar, a perda de pessoas próximas, enfim, tudo de ruim que a pandemia causou, interferiu na vida da população. Não somos mais os mesmos, e o mercado também mudou.

Logo, precisamos nos adaptar a essa nova realidade, não só como seres humanos, mas como profissionais. E isso demanda atualização na maioria das áreas, já que muita coisa mudou, especialmente no que se refere à tecnologia – comunicação, mídias digitais, comércio on-line, home office (ou trabalho remoto).

De março de 2020 até hoje vivenciamos um ritmo acelerado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para muitos ‘problemas’ do dia a dia. Não podemos esquecer do caos que foi (e ainda é) enfrentar uma pandemia, mas, por outro lado, não podemos negar que em algumas áreas se observa uma evolução gigantesca, que resultou nessa nova realidade.

Assim, enquanto algumas empresas assumem permanentemente o modelo home office, outras já trouxeram as equipes de volta para a sede da organização. Também há as que perceberam a possibilidade de trabalhar em formato híbrido, com equipes presenciais e colaboradores atuando remotamente.

E, desde que as variáveis essenciais tenham sido avaliadas antes de decidir o que fazer, todos esses formatos tendem a funcionar.

Contudo, qualquer que seja o modelo de trabalho adotado, os gestores vão precisar se atualizar para dar conta de gerir essas equipes. 

Por isso, os cursos de pós na área de gestão de pessoas, especialmente os que  abordam novas ferramentas para atuar nesse cenário mais flexível, vêm sendo bastante procurados por líderes de organizações de diferentes segmentos.

Na mesma linha estão os cursos voltados para equipes de venda, que precisam rever os métodos de abordagem e negociação, já que os negócios on-line cresceram muito nos últimos meses.

E, por conta desse crescimento, também estão em alta as pós-graduações que preparam gestores e empreendedores para utilizarem corretamente as mídias digitais, tendo essas ferramentas como aliadas na captação de novos clientes e no desenvolvimento de estratégias de relacionamento para manter o público conectado à marca e ao negócio.

Outras duas áreas que estão se destacando, também como reflexo da pandemia:

inovação – no auge da crise sanitária, muitas pessoas precisaram ‘se virar’ para manter as contas em dia e acabaram encontrando nas startups uma fonte de renda permanente. Contudo, agora que as coisas começam a se acalmar, precisam de qualificação para manter o negócio funcionando;

segurança da informação – o volume de transações comerciais por meios digitais aumentou muito. Em meio a isso, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa regular o uso e o compartilhamento de informações pessoais por terceiros. Como se trata de uma legislação bastante complexa (e com multas elevadas no caso de infração), profissionais da área de tecnologia precisam voltar para a sala de aula para conhecer todos os detalhes dessa lei e poder orientar os seus clientes. 

Em resumo, os profissionais precisam de uma pós que forneça as atualizações necessárias para atuar no contexto pós-pandemia – gerindo e liderando equipes em novos formatos de trabalho; se comunicando de forma eficiente com o público, por meio das redes sociais e mídias digitais; inovando na oferta de produtos e serviços para se manter competitivo em um mercado ainda instável; e, por fim, garantindo que todas as transações que dependam de tecnologia sejam realizadas de acordo com a lei.

A Unochapecó, sempre atenta às necessidades do mercado e às tendências dos diferentes setores, está com inscrições abertas para cursos de pós nessas áreas.

Há opções nas modalidades presencial, com inscrições abertas até 10 de março e início das aulas em 25 de março, e digital, que você pode se inscrever e começar a estudar assim que efetivar a matrícula, no seu ritmo, em qualquer lugar, desde que tenha um dispositivo conectado à internet.

Confira alguns cursos para se inscrever agora e garantir sua pós em 2022.

Liderança e gestão de pessoas (presencial)

Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes (digital)

Gestão comercial e estratégia de vendas (presencial)

Gestão empresarial: estratégias de negócios (digital)

Gestão de projetos: fundamentos, metodologias e ferramentas (digital)

Criação e gestão de startups (digital)

Marketing e inteligência de negócios (digital)

Gerência de redes de computadores e segurança da informação (presencial)

Para mais informações sobre esses e outros cursos de pós da Unochapecó, entre em contato pelo WhatsApp. Estamos ansiosos para conversar com você!

Estamos oferecendo na Unochapecó a pós-graduação em Gerência de Redes de Computadores e Segurança da Informação.

comments powered by Disqus