Quer se destacar na área da saúde? Estude para isso.

Destaque-se na área da saúde

25/08/2021
Por: Unochapecó
Quer se destacar na área da saúde? estude para isso

Não é novidade para ninguém - a área da saúde é uma das mais concorridas no Brasil. Desde o ingresso na universidade até a inserção no mercado de trabalho, quem opta por profissões dessa área enfrenta muitos desafios. 

E eles começam pela disputa por uma vaga com centenas de outros candidatos. Depois vem a questão dos custos. Mesmo em instituições públicas, cursos da área da saúde, como medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia e afins, são caros comparados com os de outras áreas.

Por outro lado, são profissões que oferecem múltiplas possibilidades de atuação. Basta que o profissional escolha uma (ou algumas) para se especializar, por meio de  cursos de pós-graduação, por exemplo, e tornar-se referência no segmento

Neste texto vamos falar um pouco sobre esse processo entre concluir a graduação e buscar uma especialização na área da saúde

Nossa intenção é mostrar como é possível - o que não significa que é fácil - optar por uma entre tantas possibilidades que essa área oferece e se destacar entre seus pares aliando trabalho de qualidade com formação continuada.

 

Área da saúde e as possibilidades de atuação

Muito difícil listar em um texto todas as possibilidades de atuação encontradas na área da saúde. Contudo, podemos falar das principais que, não por acaso, também são as mais concorridas.

Clínicas e consultórios no setor público ou privado.

Pesquisa e desenvolvimento em saúde.

Docência e carreira acadêmica.

Qualquer que seja a área escolhida, é indispensável buscar especialização por meio de cursos de pós-graduação que desenvolvam as habilidades específicas do nicho em que pretende atuar. 

Essa capacitação levará o profissional a ser reconhecido na região em que trabalha e, possivelmente, além dela - em nível estadual, nacional, internacional… 

Isso vai depender do tempo dedicado a programas de especialização, da qualidade e empatia no desenvolvimento do trabalho, seja com pacientes, seja com colegas, e também da capacidade de propor soluções inovadoras para problemas enfrentados pelas pessoas e pela sociedade em geral.

 

Saúde pública

A saúde pública no Brasil é um tema que gera opiniões controversas. Enquanto uns elogiam o sistema e os serviços, outros apontam falhas graves no setor e na performance dos profissionais.

Difícil dizer quem está certo ou errado. 

Há problemas? Com certeza! Há pontos positivos? Sem dúvida. Ou seja, as opiniões divergentes em relação à saúde pública no País coexistem. Umas não anulam as outras.

O que é consenso, nesse assunto, é que as melhores vagas na área da saúde, no setor público -- aquelas que oferecem salários mais atrativos, entre outros benefícios -- são ocupadas por profissionais especialistas, que detêm mais conhecimento que a maioria.

Isso os torna aptos a serem nomeados para cargos de maior relevância (logo, com maior compensação financeira) ou favorece a aprovação em concursos, para vagas que a ‘mesma maioria’ não alcança pontuação necessária. 

Então, se a intenção é se destacar profissionalmente atuando na saúde pública, um dos caminhos é buscar cursos de pós-graduação em áreas de interesse, aperfeiçoando tanto o nível de conhecimento quanto a performance.

 

Saúde privada

A exemplo da saúde pública, o setor privado na área da saúde também tem seus pontos altos e baixos. E outro aspecto em comum - talvez até mais evidente - é a concorrência.

Manter um consultório ou clínica particular é muito difícil se o profissional for ‘só mais um’ no meio da multidão. É preciso um número considerável de clientes e pacientes para manter a estrutura necessária, tanto de espaço quanto de equipamentos e colaboradores.

Ou, então, tem que ser ‘o profissional’. Médico, dentista, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, não importa… 

Tem que ser o primeiro a ser lembrado quando alguém precisa de serviços na sua área de atuação, naquilo que você é especialista. E esse reconhecimento vem com muito trabalho associado à excelência no atendimento, resultado de outro processo -- atualização constante

 

Pesquisa e desenvolvimento

Por mais que a área da saúde, desde sempre, seja uma das que mais recebe investimentos públicos e privados, os recursos destinados ao setor nos últimos meses provavelmente estão batendo recordes.

A pandemia mobilizou centros de pesquisa, institutos e fundações a buscarem soluções capazes de barrar a propagação da Covid-19. 

Para isso, essas organizações demandam de profissionais altamente qualificados, com conhecimentos e formações diversas, para que, trabalhando em conjunto, possam desenvolver vacinas e medicamentos que interrompam o ciclo de contaminação, diminuindo o número de doentes e de mortes causadas pelo coronavírus.

E a Covid-19 é apenas um exemplo de doença que precisa de profissionais dedicados a entender como ela funciona e encontrar formas de combatê-la.

Aids, câncer, Alzheimer, doenças degenerativas, que afetam o sistema nervoso ou imunológico também demandam soluções curativas. E isso só será possível com investimento em pesquisa. 

E pesquisas dependem de pesquisadores - bioquímicos, farmacêuticos, médicos, entre outros profissionais da área da saúde - capazes de pensar ‘fora da caixa’, de fazer associações entre causas e sintomas, de descobrir meios efetivos para curar doenças e salvar vidas.

Por isso, muitas agências de fomento estão interessadas em financiar projetos de pesquisa na área da saúde, buscando soluções inovadoras, com base em ciência e tecnologia, para mudar esse cenário e dar esperança às pessoas.

Contudo, conseguir uma vaga nesses projetos, especialmente se forem financiados com recursos públicos, exige nível de especialização acima da média, exige estar à frente dos seus pares, tanto em conhecimento quanto em pró-atividade - habilidades que podem ser desenvolvidas em cursos de pós-graduação.

 

Docência e carreira acadêmica

A docência no ensino superior é outro segmento que demanda formação especializada de profissionais da área da saúde, especialmente para atuar em cursos e instituições com conceitos mais elevados.

Nesses casos, as vagas são mais concorridas, os estudantes esperam performance de excelência, além de professores que sejam referência na área e possam ampliar suas redes de contatos, ou, ainda, que tenham influências em outras instituições para encaminhar os estudantes depois de concluído o curso. 

Esses requisitos só podem ser atendidos por profissionais que se destacam na sua área de atuação, que tenham muito a oferecer em relação a conteúdo, que dominem técnicas de ensino e sejam capazes de estabelecer vínculos saudáveis com os alunos. 

Seja para ampliar o conhecimento específico na área da saúde, seja para conhecer e se aprofundar em métodos pedagógicos que melhorem o processo de aprendizagem, cursos de pós-graduação são uma ótima opção para se especializar e estar à altura dos seus pares para conquistar vagas no segmento acadêmico.

 

Pós-graduação na área da saúde na Unochapecó

A Unochapecó oferece vários cursos de pós-graduação na área da saúde. Para saber mais sobre eles, sugerimos conferir este post e, também, consultar os cursos com inscrições abertas ou entrar em contato conosco pelo WhatsApp

comments powered by Disqus