Profissões para 2022: conheça as principais tendências

Não é de hoje que se ouve falar nas mudanças do mercado de trabalho.

16/03/2022
Por: Unochapecó
Profissões para 2022

Não é de hoje que se ouve falar nas mudanças do mercado de trabalho. Muitas das profissões para 2022 são novidade – ou, pelo menos, não estão entre as mais tradicionais.

Além das novas profissões que estão surgindo nos últimos anos, outra situação que vem sendo observada é a mudança de perfil das profissões que já existem. 

Há bastante tempo – mas de forma mais intensa desde o início da pandemia – profissionais de diferentes áreas têm buscado novas formas de entregar os seus serviços e isso está impactando nas profissões para 2022 e, claro, para os próximos anos. 

Um exemplo que todos conhecem são os cursos on-line. 

Ah! Mas isso não é novidade!

Verdade… Cursos on-line já existiam antes da pandemia, mas se restringiam a algumas áreas e eram ofertados, principalmente, por instituições.

Com a alteração nos hábitos sociais como forma de conter o contágio da Covid-19, muitos profissionais autônomos, de áreas muito diversas, viram no formato digital uma forma de complementar a renda com a venda de cursos.

Ou seja, tornaram seu negócio escalável, ampliando o alcance do seu trabalho sem a necessidade de um esforço na mesma proporção.

Mas como tudo tem dois lados, esse aumento na produção de conteúdo on-line, sejam aulas ao vivo, sejam cursos gravados, também aumentou a demanda por profissionais com experiência no meio digital.

Mesmo que o expert no assunto tenha conteúdo relevante para oferecer às pessoas, nem sempre tem o conhecimento necessário para produzir vídeos, áudios, editar esse material, colocar no ar, medir a aceitação, controlar as vendas…

Ou seja, esse comportamento gerou – e está gerando, ainda – oportunidades de trabalho para muitas pessoas. E, claro, quem estava preparado, por dentro das profissões em alta, saiu na frente e garantiu um espaço no mercado.

A notícia boa é que esse novo comportamento de consumo deve se manter. E a demanda por profissionais qualificados para essa era digital deve continuar aquecida. Então, ainda dá tempo de se especializar em uma profissão em alta em 2022.

 

Profissões para 2022: em que apostar?

Tudo que envolve o digital está em alta.

As profissões para 2022 refletem o período em que vivemos, de muitas conexões e com a vida sendo cada vez mais resolvida por meio de um aplicativo.

Isso significa que mesmo as profissões que não são digitais na essência, vão buscar uma forma de entrar nesse mundo e conquistar o público para vender seus produtos e serviços. 

É nesse cenário que entram profissionais das áreas de marketing digital, design, e-commerce, análise e processamento de dados, sistemas de informação, segurança da informação, big data, data science, entre outros. 

Também entram nessa lista profissionais que trabalham com comunicação para mídias digitais e com direito digital. 

Os primeiros atuando nos planos de conteúdo, na implantação de estratégias de comunicação, no desenvolvimento de soluções, no relacionamento das marcas com clientes, na divulgação de produtos e promoções, no impulsionamento das vendas… 

Os outros se ocupam da legislação envolvida em todas essas transações comerciais em meio digital, que representa a coleta, o processamento e o armazenamento de uma quantidade gigantesca de informações pessoais.

Quem dita as regras nesse caso é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mais conhecida como LGPD, e as empresas e organizações precisam agir de acordo com essas regras, para não correr o risco de sofrer as penalidades previstas pela Lei.

Embora essas sejam as principais profissões para 2022, há muitas outras áreas que se relacionam indiretamente com elas, afinal é difícil pontuar ações do dia a dia que não dependam, em algum grau, da tecnologia.

Por isso, mesmo os cursos de pós-graduação em áreas mais tradicionais estão adotando uma abordagem diferenciada, para preparar os profissionais para a realidade tecnológica do mercado.

 

Cursos alinhados às profissões em alta para 2022

A Unochapecó está sempre atenta às demandas do mercado e elabora cursos de especialização capazes de qualificar profissionais para atender as necessidades do setor produtivo, com disciplinas e ementas alinhadas às tendências de cada setor.

Atualmente, na sua lista de cursos de pós-graduação na modalidade digital, possui várias opções de especialização voltadas à preparação de profissionais para as  mudanças, tanto de processos quanto de comportamento, que se observam no cenário corporativo.

Confira alguns desses cursos a seguir. 

 

Gestão da inovação e empreendedorismo

Inovar e empreender. Impossível imaginar o mundo dos negócios sem esses dois termos.

Essenciais para a criação e o desenvolvimento de empresas, são eles que embasam a pós-graduação em Gestão da Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó.

As aulas e atividades previstas incluem, entre outros assuntos:

os sistemas de inovação regional e nacional;

as formas de promover o empreendedorismo e a inovação;

os conceitos de incubadora, aceleradora, coworking e outros espaços destinados à promoção de novas ideias e tecnologias;

metodologias ágeis e ferramentas para gestão de projetos.

As disciplinas mesclam o desenvolvimento de habilidades para gerir projetos em andamento e empresas já consolidadas, bem como estimulam o planejamento e a criação de novos negócios, da concepção da ideia à implantação da proposta.

 

Gestão empresarial: estratégias de negócios

A gestão empresarial é uma área que exige atualização constante, em função do surgimento de novos métodos e ferramentas.

O curso de Gestão Empresarial: estratégias de negócios foi pensado para capacitar profissionais para atuarem como gestores em diferentes áreas organizacionais, propondo o desenvolvimento de habilidades que facilitem a análise de cenários, a elaboração de estratégias e a tomada de decisões no dia a dia.

As disciplinas visam à formação integral para atuação em organizações de qualquer porte ou segmento, já que abrangem conceitos de administração, gestão, empreendedorismo e marketing. 

 

Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes

Que o gestor de pessoas precisa ter habilidades para gerir com eficiência seu pessoal, todos sabem. Mas fará uma grande diferença para a empresa se ele for capaz, também, de atuar no desenvolvimento de equipes, melhorando a performance do trabalho e os resultados.

E é essa a proposta da especialização em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes, que tem como principais objetivos:

desenvolver competências para a gestão de pessoas e de equipes de alta performance;

propiciar visão sistêmica a respeito das estratégias de gestão de pessoas;

qualificar para a análise do ambiente em que as organizações operam e a adaptação da gestão para alcançar as metas.

Entre os conteúdos abordados destacam-se:

importância da inteligência emocional nas relações interpessoais;

novo papel do profissional de recursos humanos;

qualidade de vida no trabalho e a diversidade das diferentes gerações no mesmo ambiente;

etapas da gestão por competências;

gestão por indicadores de recursos humanos;

métodos e técnicas de avaliação de desempenho;

o perfil da nova liderança em organizações inovadoras.

Se quiser conhecer outras opções, basta acessar o nosso site. E se precisar de mais informações,  entre em contato pelo WhatsApp.

comments powered by Disqus