Os melhores profissionais do mercado estão na Unochapecó

O reconhecimento da Unochapecó atrai os melhores profissionais do mercado

29/09/2021
Por: Unochapecó
Os melhores profissionais do mercado estão na Unochapecó

A história e o reconhecimento da Unochapecó são atributos que atraem os melhores profissionais do mercado para atuarem no ensino superior.

Seja como efetivo ou convidado para disciplinas específicas, a Unochapecó conta com um quadro docente bastante qualificado, composto por professores experientes e que são, muitas vezes, referência na área em que atuam.

Poder contar com os melhores profissionais como professores é uma vantagem para quem estuda aqui, tanto na graduação, quanto em cursos de pós-graduação, da especialização ao doutorado.

Neste texto vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de ter docentes altamente qualificados, envolvidos em programas de pesquisa e em constante atualização por conta dos contatos que mantêm com outros profissionais e instituições.

Boa leitura!

 

Melhores profissionais procuram as melhores universidades

Nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC), principal recurso para medir a qualidade de instituições de ensino superior no Brasil, a Unochapecó vem alcançando nota máxima

A qualidade do ensino e dos outros serviços oferecidos pela instituição é reflexo do comprometimento de professores e técnicos administrativos com o principal papel da universidade, que é produzir e disseminar conhecimento, fazendo com que a informação chegue ao maior número possível de pessoas.

Certamente, que todos colaboram para o resultado positivo nas avaliações oficiais, mas um diferencial é o fato de a Unochapecó ter um quadro de professores composto pelos melhores profissionais do mercado.

E a partir do reconhecimento da instituição, a qualidade do quadro funcional só tende a melhorar, pois bons professores são atraídos para cá. E assim, se estabelece um ciclo bem interessante. 

O MEC concede uma avaliação positiva à universidade. Estudantes se interessam pela qualidade dos cursos. Os melhores profissionais são atraídos para as vagas ofertadas e, com seu trabalho, garantem uma avaliação ainda mais relevante no ano seguinte. 

E, com mais uma avaliação positiva no currículo, o poder de atrair os melhores profissionais só aumenta.

Quem ganha com isso? Os estudantes, obviamente! Mas eles não são os únicos beneficiados. 

Os professores da casa passam a ter contato com profissionais que são referência no mercado e têm a chance de compartilhar conhecimento, se desenvolver pessoal e profissionalmente, e melhorar seu desempenho docente.

A universidade ganha muito, pois esses professores não vêm sozinhos - eles trazem sua bagagem, seu nome, e acabam divulgando a Unochapecó e multiplicando as possibilidades de intercâmbios, de projetos em parceria com suas instituições de origem, só para citar alguns exemplos.

Toda a região de abrangência da Unochapecó também é beneficiada, já que a presença de profissionais qualificados e reconhecidos favorece o desenvolvimento de novas pesquisas, a implantação de projetos-piloto e uma série de ações que, de outro modo, não seriam possíveis.

 

Pioneirismo no ensino superior e em programas de pós-graduação

O destaque da Unochapecó no cenário do ensino superior na região Oeste de Santa Catarina, com potencial para atrair os melhores profissionais, se deve ao seu protagonismo.

Quando foi fundada, na década de 1970, não havia ensino superior no interior do estado. Mas havia demanda! E por meio de uma articulação que envolveu diversos segmentos da sociedade, se tornou possível a instalação da primeira faculdade catarinense distante do litoral.

Desde então, muitas faculdades e universidades foram chegando à região, mas a Unochapecó se manteve à frente das demais instituições, ampliando e inovando a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Essa expansão nos níveis de ensino superior também foi resultado da demanda reprimida por formação continuada, já que os profissionais graduados e especialistas precisavam, novamente, se deslocar à capital do estado, ou aos estados vizinhos, para cursar mestrado e doutorado.

Em determinado momento, a Unochapecó já contava com professores qualificados para oferecer programas de pós-graduação stricto sensu e formar seus próprios mestres e doutores

A partir daí, começou a se formar um corpo docente ainda mais qualificado, composto pelos excelentes professores já vinculados à Unochapecó e por profissionais atraídos pela reputação da instituição no meio acadêmico.

Assim, foi se formando um quadro com os melhores profissionais, daqui e de outros lugares, e juntos eles vêm contribuindo para a formação profissional de centenas de pessoas que ingressam em cursos de graduação e saem, elas próprias, com título de mestrado e doutorado.

 

Importância da qualificação dos professores para a formação profissional

Lá no início, mencionamos brevemente sobre como faz diferença ter os melhores profissionais acompanhando a formação e a qualificação profissional dos estudantes de graduação e pós-graduação.

A expertise desses professores instiga os alunos a explorarem novas possibilidades, a propor e a encarar novos desafios, e, ainda, entrega uma formação integral, que engloba o conhecimento acadêmico sem descartar a importância do relacionamento interpessoal; que desenvolve as habilidades técnicas e também as competências necessárias para conviver e colaborar com seus pares.

A contribuição de professores qualificados e bem relacionados profissionalmente vai além da formação em si, podendo auxiliar os estudantes na composição de seu network, que é importantíssimo para quem está entrando ou se reinventando no mercado de trabalho.

Os melhores profissionais, como já mencionamos, trazem consigo a bagagem acumulada ao longo da carreira e nela, certamente, há muitos contatos que podem ser compartilhados com estudantes, abrindo portas para múltiplas possibilidades, há muitos conhecidos dentro e fora da academia que vez ou outra solicitam indicações e podem virar um emprego, uma proposta de parceria, uma ideia para empreender

Enfim, estar entre os melhores profissionais significa ter acesso a uma formação diferenciada, completa e de qualidade. Significa ter diversas opções de especialização, já que esses professores dominam várias áreas e têm experiência de mercado e competência acadêmica para elaborar projetos inovadores e coordenar a implantação de cursos de pós-graduação.

 

Cursos de pós-graduação com os melhores profissionais

A Unochapecó está com inscrições abertas para diversos cursos de pós-graduação nas modalidades digital e presencial.

Nossos cursos são totalmente alinhados às demandas do mercado e desenvolvem as habilidades e competências necessárias para melhorar seu desempenho profissional, conquistar uma promoção, buscar novas oportunidades de trabalho ou até mesmo empreender.

Se você já é graduado ou está no último período do curso de graduação*, veja no nosso site os cursos disponíveis ou entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossa equipe. 

E não perca a oportunidade de estudar com os melhores profissionais.

*Válido apenas para cursos presenciais. Para se inscrever em cursos digitais é necessário já ter concluído a graduação.

comments powered by Disqus